Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

BeiraNews | Dezembro 20, 2014

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Maquete à escala 1/200 reproduz a cidade e as muralhas de Castelo Branco

Maquete à escala 1/200 reproduz a cidade e as muralhas de Castelo Branco
Carlos Castela

Júlio Vaz de Carvalho é um albicastrense que desde muito jovem se apaixonou pela história de Castelo Branco e nomeadamente, pela sua fortaleza que foi o último reduto Templário.

 

Agora, passados 30 anos, surgiu a oportunidade deste albicastrense avançar com um projeto que visa a construção de uma maquete à escala 1/200 da cidade e das suas muralhas, tendo como base de construção os desenhos e plantas que estão no Livro das Fortalezas de Duarte D’Armas.

Para já, como parceiros estão a Associação Outrem e um conjunto de pessoas que se juntaram ao mentor do projeto, para tornar este sonho do Júlio Vaz de Carvalho em realidade.

Após o trabalho de investigação, a maquete já se encontra em fase de construção, tendo a Câmara de Castelo Branco cedido um espaço de trabalho no próprio Castelo.

Júlio Vaz de Carvalho refere que este projeto vai muito além da construção da maquete. O objetivo passa por englobar várias vertentes do conhecimento sobre a cidade, abordando a sua história tendo no entanto, como base o Castelo, desde a sua origem até aos nossos dias.

Para o efeito, foi feita uma aturada investigação ao longo da qual foram reunidos vários estudos, escritos e publicações relativos a Castelo Branco bem como as suas relações com outras comunidades portuguesas e espanholas e a sua importância como última sede Templária em Portugal durante um século.

O objetivo de Júlio Vaz de Carvalho, após a conclusão da maquete é oferecê-la à cidade para que seja colocada em exposição num local público e futuramente, caso assim o entendam as entidades competentes, criar-se um Centro de Interpretação do Castelo.

Este seria um espaço que tendo como objeto central a maquete, os visitantes pudessem fazer uma “viagem no tempo” e compreender a verdadeira importância de Castelo Branco ao longo dos séculos.

Comentar


4 − três =