Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

BeiraNews | Março 23, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Inês Pedrosa recebe medalha de honra do Município de Tomar

Inês Pedrosa recebe medalha de honra do Município de Tomar
José Lagiosa

A escritora Inês Pedrosa vai ser galardoada com a medalha de honra do Município de Tomar, no âmbito das comemorações do feriado municipal, que vão decorrer no próximo dia 1 de março, data da fundação do castelo templário pelo mestre D. Gualdim Pais, em 1160.
Além da romancista, que viveu a infância na cidade, serão homenageadas outros tomarenses que se distinguiram em diversas áreas, como o fundador do Hotel dos Templários, José Cristóvão, ou o administrador do grupo empresarial Mendes Godinho, um dos mais importantes do concelho no século XX, João Mendes Godinho Júnior, este a título póstumo.
Também na área desportiva haverá várias distinções, nomeadamente para os atletas olímpicos Ana Rente e Nuno Merino, ambos da modalidade de trampolins, bem como para o União de Tomar e para o Sporting de Tomar, os mais emblemáticos clubes do concelho, ambos centenários, assim como a Sociedade Banda Republicana Marcial Nabantina e a Sociedade Filarmónica Payalvense Manoel de Mattos, que serão igualmente agraciadas.
Vão também ser homenageados Joaquim Patrício, antigo comandante dos Bombeiros Municipais, Diamantino dos Santos, decano dos músicos das bandas locais, Luís Vasco que durante décadas foi guardião da Sinagoga de Tomar e Augusto Tamagnini, conhecido médico cirurgião e que chegou a ser vereador da Câmara de Tomar, os dois últimos a título póstumo.
As comemorações do Dia de Tomar vão decorrer entre os dias 26 de fevereiro e 5 de março, centradas como habitualmente no dia 1.

Nesse dia, o programa comemorativo começa às 8h30 com o tocar dos sinos no Convento de Cristo.

Às 9h15 haverá hastear das bandeiras na Praça da República e deposição de flores na estátua de D. Gualdim Pais, seguindo-se a sessão solene da Assembleia Municipal, no Cine Teatro Paraíso, no decorrer da qual serão feitas as homenagens.
Do programa completo consta a Mostra de Teatro Concelhia, uma ação cívica de limpeza do Aqueduto dos Pegões, bem como um colóquio sobre o mesmo, simulacros dos Bombeiros, a inauguração de uma exposição sobre Fernando Pessoa e o lançamento de dois livros: “Guia do Convento de Cristo” de Luiz Maria Pedrosa dos Santos Graça e “A morada secreta de Ceres e Neptuno” de Nuno Garcia Lopes.

Comentar