Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 10, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

“A Assistência Médica em Proença-a-Nova no século XX” foi tema de tertúlia

José Lagiosa

O bar do Hotel das Amoras recebeu cerca de 40 pessoas para ouvir e partilhar o seu testemunho sobre as diferentes fases que marcaram a assistência médica no concelho de Proença-a-Nova, naquela que foi a primeira tertúlia de 2015.

“A Assistência Médica em Proença-a-Nova no século XX” foi o tema para uma conversa que percorreu a história, do acesso aos cuidados médicos que os habitantes do concelho, desde o início do século até aos dias de hoje.

Recursos disponíveis escassos, paixão no exercício da medicina, foram ingredientes para superar grandes desafios. Isolamento das populações, pobreza e falta de recursos dos doentes, preenchiam o quotidiano do médico, que muitas vezes se fazia deslocar a cavalo, por caminhos de terra batida e sinuosos.

Dinheiro era pouco mas não inviabilizava o trabalho voluntarioso, destes “profissionais da saúde” que recebiam bastas vezes o pagamento dos seus cuidados médicos em géneros alimentícios ou trabalhava pro bono, quando não era o próprio médico a deixar à família algumas moedas quer levasse com ele no bolso.

Após o 25 de Abril, foi notório, no que aos cuidados médicos diz respeito, uma evolução positiva e Proença-a-Nova chegou mesmo a dispor de três instituições de saúde em funcionamento simultâneo, nomeadamente os serviços médicos sociais ou a Caixa de Providência, o Hospital e a Casa do Povo.

Tertúlia  Proença-a-Nova_0154

Foi fácil encontrar pessoas diretamente ligadas à área da saúde, entre os participantes na tertúlia, como médicos, enfermeiros, funcionários administrativos, auxiliares de ação médica, ainda no ativo ou já reformados.

Testemunho fundamental, o dos familiares e amigos de alguns médicos que passaram pelo nosso concelho como as filhas dos médicos Dr. Acúrcio Castanheira e Dr. Eugénio Ferreira de Matos ou o filho do Dr. Manuel Rodrigues Paisana, também ele médico em Proença-a-Nova e moderador nesta Tertúlia, o Dr. António Paisana, relembraram-se ainda, algumas histórias do Dr. Álvaro da Cunha nos Montes da Senhora.

Recorde-se que o ciclo das tertúlias realiza-se mensalmente, na terceira quinta-feira de cada mês. Em fevereiro o tema será, “A banca e os serviços no século passado”.

 

 

Comentar