Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Maio 27, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Oitenta por cento dos residentes no Centro dizem que a região perdeu influência

Oitenta por cento dos residentes no Centro dizem que a região perdeu influência
José Lagiosa

Quatro quintos dos residentes no Centro estão satisfeitos com a região, mas consideram que ela “tem perdido influência no contexto nacional”, revela um estudo hoje apresentado em Coimbra.

De acordo com uma pesquisa do PolLab, centro de estudos, sondagens, estratégia do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC)/Coimbra Business School, 80% dos habitantes da zona Centro “pensam que a região tem perdido influência”.

Mas 86% da população está satisfeita com a região, indica o mesmo estudo, explicitando que 54% dos inquiridos afirmaram estar “satisfeitos” e 32% “muito satisfeitos” com a área onde residem e que coincide com a área de intervenção da CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro).

A CCDRC abrange os distritos de Castelo Branco, de Coimbra e da Guarda e as áreas sul dos distritos de Aveiro e de Viseu e a zona norte do de Leiria, num total de 77 municípios.

Efetuada, em janeiro deste ano, por sondagem a 600 residentes naquela área, a pesquisa, da responsabilidade da empresa G.Triplo, revela também que 38% da população da região Centro “favorece a qualidade de vida”.

O estudo, que “analisa a identificação à região Centro e a perspetiva de futuro” e cujos resultados serão comentados pelos antigos presidentes da CCDRC Manuel Porto e João Vasco Ribeiro, está a ser divulgado hoje, nas instalações do ISCAC, em Bencanta, Coimbra, no âmbito da sessão de apresentação do PolLab, que teve início pelas 17:00.

Em novembro de 2014, um estudo divulgado pela CCDRC, concluía que 58% dos habitantes da região Centro estavam “globalmente muito satisfeitos ou satisfeitos com a sua vida”, percentagem que superava “os valores médios obtidos pelo Eurobarómetro para o nosso país (50%)”.

Os resultados daquele “inquérito de satisfação feito aos residentes” nesta área do país, em outubro de 2014, no âmbito do Barómetro Regional, envolvendo “mais de 500 inquiridos”, mostravam que 07% dos inquiridos estavam “muito satisfeitos”, 51% “satisfeitos”, 25% “não muito satisfeitos” e 17% “nada satisfeitos”.

Mapa_Regiao_Centro_Portugal

O PolLab é um centro do ISCAC/Coimbra Business School “dedicado à análise de mercado, de produtos e do consumidor”, que pretende “colmatar uma lacuna na região Centro, fornecendo às empresas e instituições bases sólidas para o apoio à tomada de decisão e para o desenvolvimento de projetos estratégicos”.

O novo centro resulta de um protocolo entre a G. Triplo, empresa de estudos e sondagens de opinião, sediada em Lisboa e “com grande experiência na área”, e o ISCAC, estabelecimento integrado no Instituto Politécnico de Coimbra, com “grande conhecimento da região e com profissionais doutorados nas áreas da estatística, marketing e gestão”.

O PolLab, que surge num “momento especial, onde este tipo de estudos são fundamentais para candidaturas a programas e fundos de desenvolvimento”, tem como responsável técnico o especialista em estatística Alexandre Gomes da Silva.

*Com Lusa

 

 

Comentar