Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Agosto 23, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

PS crítica imagem de Bragança semelhante à da Freguesia de Castelo Branco

José Lagiosa

Os vereadores do PS na Câmara de Bragança criticaram hoje a nova imagem de marca do concelho e a adjudicação direta do trabalho criativo feita pelo executivo do PSD a uma empresa de fora da região.

Os dois eleitos socialistas, Vítor Prada Pereira e André Novo, contestaram, em reunião de câmara, o ajuste direto a uma empresa de Viana do Castelo sem valorizar a capacidade local e a escolha de um elmo como símbolo, por defenderem que não se tem a ver com a identidade do concelho a logo marca apresentada pela autarquia no início de janeiro.

No entender dos vereadores do PS, o trabalho deveria ser motivo de concurso de ideias e adjudicado ao vencedor” e argumentaram ainda que “no concelho de Bragança existem pessoas com capacidade suficiente e adequada a este tipo de trabalhos, sendo que alguns até já receberam prémios internacionais”.

“Não se compreende que, havendo uma licenciatura em Arte e Design no Instituto Politécnico de Bragança, não se ofereça a possibilidade aos seus alunos de se “pronunciarem” sobre a questão em causa”, insistem.

Um elmo de ferro vermelho e dourado é a nova imagem de Bragança, resultado de um investimento de cinco mil euros por ajuste direto e inspirada na proteção da face dos guerreiros de outrora que lutavam com armaduras de ferro.

A nova logomarca substituiu o coração que há mais de uma década reproduzia no logótipo da autarquia a forma da muralha do castelo da cidade.

Os socialistas apontam falhas à nova imagem e falam mesmo em “capricho pessoal” e que “não se deve alterar só por alterar”, sustentando que “esta parece uma tentativa de afastamento ao anterior executivo (também do PSD), uma vez que presidente afirmou que pretendia “iniciar um novo ciclo na afirmação de Bragança”.

Acerca da imagem, consideram que “a imagem que cria em volta dos caretos, do elmo e das muralhas é muito forçada, para não falar da gritante semelhança que este logotipo tem com outros, como por exemplo com o município de Montemor-o-Velho ou com a junta de freguesia de Castelo Branco”.

Freguesia de Castelo Branco

O PS lembra que a imagem de Bragança que se criou desde sempre com o Castelo e a Domus Municipalis, um monumento único na Península Ibérica, “ficou completamente esquecida nesta nova imagem”.

Criticam ainda as cores escolhidas, o dourado e o vermelho, enquanto “as cores da cidade que são o azul e o amarelo são completamente esquecidas”.

“Este é um logotipo mal construído e isolado de estratégia enquanto veículo promotor da marca Bragança”, concluem.

*Com Lusa

 

Comentar