Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 7, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

ULS de Castelo Branco organiza curso gratuito de preparação para o parto

José Lagiosa

A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULS), vai proporcionar a todas as grávidas que pretendam, o Curso de Preparação para o Parto, de forma gratuita, já a partir do mês de janeiro.

Destina-se a todas as grávidas que pertençam à área de influência de Castelo Branco e decorrerá no 5º piso do Hospital Amato Lusitano, junto ao Serviço de Obstetrícia.

Em comunicado chegado à nossa redação a ULS refere que “o momento do parto é muitas vezes repleto de medos e mitos que o tornam mais temido e penoso. É sabido que o ciclo vicioso do medo-ansiedade-dor é prejudicial para o seu normal desenvolvimento”.

Gravidez

Esta, uma das premissas que levam a este curso, já que a preparação para o parto permite encarar e perceber a gravidez, trabalho de parto, puerpério e cuidados ao recém-nascido, como atos fisiológicos, mas também como momentos de partilha e alegria.

Com o nascimento de um filho nasce uma nova família. As dúvidas ao papel parental atormentam muitos pais. A ansiedade relativa ao cuidar do recém-nascido, o medo de não conseguir amamentar, todos os mitos e crenças existentes em redor do nascimento, podem tornar este momento único e mágico, num período sombrio e mal vivido.

O Curso de Preparação para o Parto pode iniciar-se a partir das 24 semanas de idade gestacional, decorrendo numa frequência bissemanal, 2ª e 4ª feira ou 3ª e 5ª feira, sempre no horário determinado, até ao final da gravidez e é composto por aulas práticas e teóricas.

A pré-inscrição deve ser realizada, no Serviço de Obstetrícia ou na Consulta Externa da ULS, mediante o preenchimento de impresso próprio. Os grupos terão um máximo de 8 grávidas e seus companheiros, se estes o desejarem.

Comentar