Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Maio 31, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Covilhã recebe digressão da Orquestra XXI

Covilhã recebe digressão da Orquestra XXI
José Lagiosa

O violoncelista covilhanense Bruno Borralhinho apresenta-se com a Orquestra XXI, no dia 7 de Março, pelas 17h30, no Teatro Municipal da Covilhã.

Sob a direção musical de Dinis Sousa, nesta que é a quarta digressão da Orquestra XXI, será interpretado o “Concerto para Violoncelo em Lá menor” de Bach, o “Dumbarton Oaks” de Stravinsky e “Sinfonia nº 40 em Sol menor” de Mozart.

Os cerca de 50 elementos que agora se reúnem para interpretar obras destes grandes compositores, são jovens músicos portugueses residentes no estrangeiro que pretendem levar momentos musicais de excelência a um público o mais diversificado possível.

Estabelecida em 2013, é a pluralidade de experiências dos elementos que compõem esta Orquestra que a distingue das demais.

Os seus músicos encontram-se a viver em cidades como Londres, Paris, Berlim, Zurique, S. Petersburgo, Madrid e Amesterdão, alguns desenvolvendo a sua atividade profissional em organismos como a Orquestra Sinfónica de Londres, Orquestra Nacional de França, Filarmónica de Dresden e Ópera de Zurique, ou estudando em escolas como a Hoschule für Musik Hanns Eisler, Zürcher Hoschule der Künste, Royal Academy of Music ou o Conservatório Estatal N. A. Rimsky-Korsakov.

Foi esta ideia, de criar uma plataforma que promova oportunidades para que os músicos que têm saído de Portugal possam partilhar as suas experiências com o seu país de origem, que mereceu à Orquestra XXI o 1º Prémio no concurso de empreendedorismo social “Ideias de Origem Portuguesa”, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Comentar