Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Maio 26, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Palácio da Quinta da Portela em Coimbra passa a monumento de interesse público

Palácio da Quinta da Portela em Coimbra passa a monumento de interesse público
José Lagiosa

O Palácio da Quinta da Portela foi classificado como monumento de interesse público, ao abrigo de uma portaria do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, publicada hoje no Diário da República (DR).

Também designado Palácio dos Marqueses de Pomares, o imóvel está situado na margem direita do rio Mondego, na freguesia de Santo António dos Olivais, a montante da cidade de Coimbra, e a sua classificação abrange o jardim adjacente.

“O Palácio da Quinta da Portela configura uma das mais interessantes casas nobres do barroco final na região de Coimbra, evidenciando superior qualidade arquitetónica e oferecendo um raro testemunho regional da sua tipologia e cronologia”, realça a portaria, emitida em 11 de fevereiro.

O monumento “resulta da reconstrução barroca tardia”, em finais do século XVIII e início do século XIX, da casa senhorial seiscentista dos marqueses de Pomares.

“O edifício principal, desenvolvido em torno de um pátio interior, é uma imponente estrutura na qual se destaca a elegante frontaria, cuja composição já evidencia o gosto neoclássico”, afirma Jorge Barreto Xavier.

*Com Lusa

 

Comentar