Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Julho 19, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Centro de Ciência Viva da Floresta promove concurso para vestir Barbie

Centro de Ciência Viva da Floresta promove concurso para vestir Barbie
Carlos Castela

Alunos do 1º e 2º ciclos dos agrupamentos de escolas do distrito de Castelo Branco, participaram num concurso do Centro de Ciência Viva da Floresta (CCVF) de Proença-a-Nova, para vestir a Barbie com recurso a materiais oriundos da floresta.

São criações inusitadas inspiradas na floresta”, refere Sónia Tomé, coordenadora do Centro de Ciência Viva da Floresta (CCVF) de Proença-a-Nova, em comunicado.

O concurso “Barbie Veste Floresta” foi promovido pelo Centro de Ciência Viva para a Floresta (CCVF) de Proença-a-Nova e pela Mattel, empresa que produz a boneca Barbie.

As roupas que vestem a boneca foram feitas à base de folhas de árvores e plantas diversas, complementadas com bolotas, bugalhos, líquenes, musgo e ainda com pequenos apontamentos de urze do mato, musgo e outros materiais.

O resultado final é surpreendente pela criatividade demonstrada, não só nas roupas mas também nos detalhes: sapatos, chapéus e malas fazem parte dos acessórios da boneca Barbie amiga do ambiente.

As 13 propostas que recebemos [no CCVF] estão excelentes, superaram as nossas expetativas, pela diversidade de materiais utilizados e pela forma como foram preparados e trabalhados”, explica Sónia Tomé.

Barbie-veste-Floresta-02Agora, cabe a um júri, que integra elementos do CCVF, Câmara de Proença-a-Nova, Mattel e dois docentes ligados às artes plásticas e à biologia, comunicar o vencedor do concurso, cujo resultado é divulgado no dia 21 de março através do sítio na internet do CCVF.

A exposição “Barbie Veste Floresta” já está patente ao público no CCVF de Proença-a-Nova, onde pode ser visitada até ao dia 30 de abril.

O concurso desenvolveu-se no âmbito da missão do CCVF de Proença-a-Nova em criar estímulos para a divulgação científica e dar a conhecer a floresta.

Pretende ainda incutir nas crianças e nos jovens, sensibilidade para os problemas que a afetam, para os seus recursos e alertar a população escolar para a diversidade e as potencialidades do aproveitamento de produtos que dela provêm e que podem ser coletados.

A Mattel associou-se a esta iniciativa pois, na perspetiva da marca, a Barbie também se preocupa com a natureza e defende o meio ambiente.

Esta parceria é muito importante porque podemos sempre brincar e aprender com a Barbie e, mais uma vez, inspirar a imaginação das crianças de como viver no mundo mais verde”, refere Sara Marçal, diretora de marketing da Mattel Portugal.

Comentar