Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 20, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Etapa rainha da Volta a Castilla e Léon inclui subida à Torre

Etapa rainha da Volta a Castilla e Léon inclui subida à Torre
José Lagiosa

Foi hoje apresentada, em Belmonte, a etapa rainha da 30ª Volta a Castilla y Léon, que se realiza de 17 a19 de abril e que como etapa rainha inclui a subida à Torre, na Serra da Estrela.

A etapa, decorre a 18 de Abril, com saída da Guarda e com passagem em nove municípios da Cova da Beira, incluindo Belmonte.

A etapa conta com a subida ao Alto da Torre e termina em Fuentes de Oñoro, Salamanca, numa extensão total de 208 quilómetros.

A região portuguesa da Cova da Beira vai receber a etapa rainha com um traçado desenhado de forma a promover a região e evocar o 5º Centenário do nascimento de Santa Teresa de Jesus e a rota turística do Românico Atlântico do lado espanhol. Não é comum uma prova espanhola integrar no seu itinerário território de Portugal, a última vez em que tal aconteceu foi em 1997, quando uma etapa da Volta a Espanha partiu de Lisboa, tendo como pano de fundo a Expo98.

A Volta a Castilla y Léon está inscrita no calendário da UCI e reunirá um largo número de ciclistas de renome mundial, como o francês Thomas Voeckler, vencedor do Prémio da Montanha no Tour de France em 2012 e que vestiu a camisola amarela de líder da mesma prova em 2004 e 2011.

O pelotão será constituído por 17 equipas, sobressaindo desde logo a presença da Movistar, número um do World Tour em 2014, a que se juntarão, a Seleção de Espanha, Caja Rural, Lokosphinx, De Rijke, MG Kvis, Europcar, Colômbia, Burgos Cyl, Murias Talde, Rad-Net Rose, Sky Dubai, Inteja MMR, e as portuguesas W52-Quinta da Lixa-Jetclass, Efapel, Tavira e Rádio Popular-Boavista.

O presidente da Associação de Municípios da Cova da Beira, José Manuel Biscaia, justificou a aposta no ciclismo e nesta prova que une duas regiões periféricas de Portugal e Espanha, “não só pelo retorno económico imediato que proporciona, como pela projeção que dá do território e das suas potencialidades turísticas”.

ETAPAS DA VOLTA A CASTILLA Y LÉON

1ª Etapa – dia 17 de Abril: Ávila-Alba de Tormes, 147 kms;

2ª Etapa – dia 18 de Abril: Guarda-Fuentes de Oñoro, 208 kms;

3ª Etapa – dia 19 de Abril: Zamora-Alto de Lubián, 179 kms.

 

 

Comentar