Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 14, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Europe Direct BIS promove sessão “Ribeiro Sanches – vanguardista do pensamento europeu”

Europe Direct BIS promove sessão “Ribeiro Sanches – vanguardista do pensamento europeu”
José Lagiosa

O Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, em Penamacor, recebeu, no passado dia 9 de março, uma sessão de esclarecimento para promover a reflexão e o debate sobre o mais ilustre dos conterrâneos penamacorenses e um dos grandes mestres do pensamento europeu da sua época, Ribeiro Sanches.

A iniciativa, integrada nas comemorações do dia do seu patrono, António Nunes Ribeiro Sanches, foi promovida pela ADRACES, ao abrigo do Centro de Informação Europe Direct Beira Interior Sul e em parceria com o Team Europa, rede de conferencistas independentes da Comissão Europeia.

A sessão de informação, “Ribeiro Sanches – Vanguardista do Pensamento Europeu”, dirigida a uma plateia de mais de meia centena de jovens, alunos dos 5º e 6º anos, contou com a colaboração de Isabel Baltazar, docente universitária que integra o Team Europa.

O mais ilustre dos conterrâneos penamacorenses e um dos grandes mestres do pensamento europeu da sua época, Ribeiro Sanches, teve em Isabel Baltazar, alguém à altura, que soube captar atenção do público estudantil.

Por se tratar de um português ímpar e um dos maiores vultos da ciência e cultura europeias do século XVIII, Isabel Baltazar, tomou Ribeiro Sanches como ponto de partida para as questões europeias, fazendo a relação do conhecimento da Europa do século XVIII e do século XXI.

Os alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos mostraram ser conhecedores da vida e obra do homem que nasceu na vila fronteiriça de Penamacor, a 7 de março de 1699, e que dá nome ao Agrupamento de Escolas.

A sessão de informação suscitou a participação dos alunos, garantindo que o projeto da União Europeia continua a ser um espaço de envolvimento para todos, indispensável na construção de um mundo mais humano e justo.

Ribeiro Sanches foi um dos eminentes médicos do seu tempo e os alunos de Penamacor, 316 anos passados do seu nascimento, que teve Portugal e a Rússia como as suas duas pátrias, aprenderam a importância deste homem, no estabelecimento das ligações culturais entre Portugal e à Rússia.

 

Comentar