Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 17, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Minas da Presa em Penamacor “exploradas” 2000 anos depois

Minas da Presa em Penamacor “exploradas” 2000 anos depois
José Lagiosa

Mariana Vilas Boas  e Carlos Carvalho conduziram, no passado dia 29 de março, uma visita às minas romanas da Presa, Penamacor com a participação de inúmeros participantes oriundos de diversos locais da região e do país.

Enquadrada nos trabalhos de prospeção, inventariação e sinalização do património geológico do concelho, despoletados pelo processo de adesão de Penamacor ao Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, a visita ao local onde, há dois mil anos, se extraiu algum do ouro que alimentou um dos maiores impérios da história.

A iniciativa, também integrada na Semana dos Parceiros do Roteiro das Minas, do qual o Geopark Naturtejo  é membro, registou assinalável participação.

6

Ao número e proveniência dos interessados, que vieram de Coimbra, Lisboa, Vila Real, Minas da Panasqueira, Belmonte e Sabugal, juntou-se numeroso grupo de locais.

Os penamacorenses não resistiram à curiosidade de conhecer um património que, embora dentro de portas e já consideravelmente estudado e conhecido pelos especialistas, é praticamente desconhecido dos habitantes da região.

Socorrendo-se justamente de um desses estudos, desenvolvido pelo Professor  Javier Sánchez-Palencia, do Conselho Superior de Investigações Científicas de Espanha, os geólogos Mariana Vilas Boas  e Carlos Carvalho conduziram os participantes numa viagem  cujo horizonte recuou muito para além do tempo dos romanos.

Viagem instrutiva, que não deixou de ser também recreativa.

 

 

Comentar