Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Janeiro 21, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Enorme êxito popular e desportivo do ciclismo em Castelo Branco

Enorme êxito popular e desportivo do ciclismo em Castelo Branco
José Lagiosa

O Prémio de Ciclismo Freguesia de Castelo Branco / Beiranews, que decorreu hoje, foi um enorme êxito, do ponto e vista desportivo e de adesão popular.

A prova decorreu no território da freguesia albicastrense e no das vizinhas Freguesias de Salgueiro do Campo e Cebolais de Cima e Retaxo, na extensão de 103 km.

Participaram dez equipas nacionais num total de 70 ciclistas do escalão juniores [17 e 18 anos].

Três metas volantes [Salgueiro do Campo, Lentiscais e Cebolais de Cima e Retaxo] e uma meta de montanha [Taberna Seca] contribuíram para que a prova fosse animada, emotiva e corrida a uma média extraordinária, superior a 37 km horários.

A equipa da Sicasal/Liberty/Bombarrelense foi a que liderou, do princípio ao fim, esta primeira prova organizada pela Freguesia de Castelo Branco, com os seus ciclistas a arrecadarem sete dos oito prémios de metas volantes e montanha, colocando três ciclistas no pódio e vencendo colectivamente.

Para tanto contribuíram os seus corredores Daniel Viegas e João Almeida, respectivamente 1º e 2º da geral na meta em Castelo Branco, depois de terem repartido entre eles os prémios em disputa mas metas volantes de Lentiscais, Cebolais de Cima e Retaxo, para além da meta montanha na Taberna Seca.

A história da prova foi aliás escrita, em boa medida, por estes dois ciclistas.

Depois de algumas escaramuças que animaram a corrida até cerca do quilómetro 28, João Almeida (Sicasal/Liberty/Bombarrelense) desferiu com Marvin Scheulen (Mato-Cheirinhos/Liberty Seguros/Vila Galé) o ataque que viria a determinar o desenrolar do resto da prova.

Foi na subida para a Taberna Seca que Daniel Viegas deu também nas vistas atingindo a meta montanha na segunda posição a cerca de 32 segundos de João Almeida, que seguia isolado desde a subida.

Na passagem em Castelo Branco João Almeida ainda seguia isolado mas na descida para o Ponsul, Daniel Viegas, agarrou o seu colega de equipa e nunca mais se largaram e foram acumulando prémios nas metas volantes alternadamente entre eles.

A vantagem foi aumentando sobre um grupo perseguidor e sobre o pelotão, mantendo-se quase sempre inalterada, salvo nos derradeiros quilómetros de prova quando os perseguidores tentaram, sem êxito, atenuar a diferença, mas sem nunca terem verdadeiramente ameaçado a liderança destes dois ciclistas.

WP_20150419_053

Daniel Viegas, João Almeida, Sebastião Ghira (ao centro) e Marcelo Salvador e Marvin Scheulen (nas laterais)

 

Na chegada à meta final instalada na avenida Nuno Álvares, onde a vantagem se cifrou em 4m 4 s, o sprint foi favorável a Daniel Viegas sobre o colega João Almeida.

O terceiro classificado acabou por ser mais um homem do Bombarrelense, Sebastião Ghira num vigoroso srint.

Por equipas a Sicasal/Liberty/Bombarrelense não deu hipóteses.

Refira-se que na manhã de hoje e a anteceder a corrida da Freguesia de Castelo Branco, decorreu a 1ª Prova Taça de Portugal Cadetes [15/16 anos] /Zona B, cujo vencedor foi Filipe Marques da equipa Mato-Cheirinhos/Liberty Seguros/Vila Galé.

Comentar