Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Janeiro 21, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Aprovado orçamento participativo 2016 da Freguesia de Castelo Branco

José Lagiosa

A Assembleia de Freguesia de Castelo Branco deu luz verde ao Orçamento Participativo (OP) 2016 com os votos favoráveis dos membros das bancadas do PS, CDU e CDS e três abstenções do PSD.

Após algumas experiências de orçamento participativo a Junta de Freguesia avança para o OP porque “chegou a altura de o fazer como deve ser feito”, afirmou Jorge Neves, presidente da Junta de Freguesia.

O OP para ser colocado no orçamento de 2016 tem de ser, desde já, trabalhado para que tudo seja feito segundo as regras em vigor.

“Fundamentalmente o que pretendemos é produzir uma maior aproximação da nossa autarquia aos nossos eleitores”, refere o autarca, para acrescentar “numa tentativa de combater a abstenção”.

Para este orçamento participativo vão estar disponíveis até 10.000 euros, podendo apresentar propostas, entidades colectivas ou cidadãos individuais.

O prazo de elaboração e entrega das propostas decorre entre 1 e 30 de junho de 2015.

Após este prazo, as propostas rececionadas serão analisadas no dia 1 de julho e divulgadas entre 2 e 9 de julho, para depois serem votadas entre 10 de julho e 15 de Setembro.

A apresentação do projecto vencedor decorrerá no dia 1 de outubro de 2015.

A votação vai ser feita online em site próprio para o efeito ou presencialmente nas instalações da Junta de Freguesia.

Quanto aos temas a propor eles são todos razoáveis, desde que correspondam a actividades dentro das competências da Junta de freguesia.

“O objetivo desta iniciativa é essencialmente o promover o sentido de comunidade, a participação cívica e o bem colectivo”, refere o regulamento do OP.

 

Comentar