Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Novembro 12, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Misericórdia do Fundão cria quinta pedagógica para crianças

Misericórdia do Fundão cria quinta pedagógica para crianças
Carlos Castela

A Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF) vai inaugurar na sexta-feira uma quinta pedagógica, que implicou um investimento de 200 mil euros e que tem como principal objetivo pôr os mais novos em contacto com o mundo rural e agrícola.

Em declarações à agência Lusa, o provedor da SCMF, Jorge Gaspar, adiantou que o objetivo é “implantar um projeto educativo que ajude as crianças a perceberem o mundo rural e as suas potencialidades, uma realidade que lhes é cada vez mais estranha”.

“No fundo, queremos pô-los em contacto com a terra e ajudá-los a perceber de onde vêm a alface ou a batata. Mostrar-lhes os animais e explicar-lhes como tudo se processa em termos agrícolas”, acrescentou.

Esta quinta, que fica na cidade do Fundão, no distrito de Castelo Branco, foi então subdividida em várias parcelas agrícolas e possui várias vertentes como a fruticultura, a floricultura e o cultivo de plantas medicinais e aromáticas.

Há também uma horta, um estábulo, um galinheiro e diversos animais: galinhas, cães, cavalos, patos, póneis, porcos, entre outros.

A instituição, que vai assinar protocolos com várias escolas da região e de todo o país de modo a potenciar a visita dos mais novos, também pretende dinamizar conteúdos específicos como as semanas temáticas ou os ciclos do pão, do azeite, do queijo e, naturalmente, da cereja.

“Requalificámos este espaço e demos-lhe um aproveitamento com mais vertentes do que a meramente agrícola, até porque será um espaço intergeracional. Queremos que todos usufruam deles e que os mais velhos e os mais novos se cruzem nele, convivam e partilhem saber e experiência”, apontou.

O investimento, no total de 200 mil euros, foi comparticipado no âmbito do Proder e contou ainda com um apoio monetário da Câmara Municipal do Fundão.

A cerimónia de inauguração está marcada para as 10:00 de sexta-feira e deverá contar com a presença da ministra da Agricultura, Assunção Cristas.

 *Com Lusa

Comentar