Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Abril 10, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

O Parlamento chega aos Paços do Concelho de Penamacor

O Parlamento chega aos Paços do Concelho de Penamacor
José Lagiosa

O presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Soares, acompanhado pela vereadora da Cultura, Ilídia Cruchinho e pelo deputado Carlos São Martinho (PSD), eleito pelo distrito de Castelo Branco, inaugurou oficialmente, hoje, a exposição “A Assembleia da Republica – Breve história do Parlamento Português”, patente nos Paços do Concelho.

António Luís Soares agradeceu à organização da exposição, destacando a importância de receber uma mostra desta natureza no concelho.

“É com muito orgulho que recebemos esta exposição sobre o parlamento. Com estas fotografias, podemos ver a Assembleia da Republica por dentro, conhecer os cantos à casa”, referiu

Carlos São Martinho, perante uma plateia de estudantes do secundário, lembrou o Parlamento dos Jovens.

Carlos São Martinho e António Luís Soares

Carlos São Martinho e António Luís Soares

“Este processo já trouxe à legislação nacional algumas propostas feitas pelos jovens ao longo das diversas edições”, disse, o deputado.

Composta por um conjunto de painéis, onde se pode visitar o Parlamento à distância, a exposição foi detalhadamente explicada aos jovens pelo comissário Francisco Távora.
“Este é um testemunho visual do saber parlamentar”, disse o comissário.

Nesta exposição, está descrita a origem do Palácio de São Bento, que começou como um Mosteiro, em 1598, e a sua transformação em Palácio das Cortes, em 1833.

Descrevendo todas as adaptações e acrescentos ao atual edifício, a exposição contempla também a história do Parlamentarismo português, desde 1834, com incidência especial na história do Parlamento, a partir de 1976, a descrição da Assembleia da República, o leque de partidos que nela têm assento, os seus horários, e o modo de funcionamento, entre outras vertentes.

A exposição estará patente até 18 de Maio, nos Paços do Concelho de Penamacor.

 

 

Comentar