Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 7, 2019

Ir para o Topo

Topo

2 Comentários

Restaurante albicastrense é semifinalista do concurso “Melhor Arroz de Portugal”

Restaurante albicastrense é semifinalista do concurso “Melhor Arroz de Portugal”
José Lagiosa

Cerca de 2.000 restaurantes de todo o país participaram este ano no concurso “Melhor Arroz de Portugal”, com o vencedor a ser conhecido na segunda-feira, na Academia dos Sabores, em Lisboa, de um lote de nove finalistas.

Esta é a terceira edição do concurso que “põe à prova pratos de arroz dos restaurantes de todo o país”.

Segundo a organização do concurso, o objetivo é aproximar o consumidor final da restauração a partir de “um ingrediente tão consensual entre os portugueses, o arroz”, que está inserido em dois dos dez pratos mais consumidos nos restaurantes nacionais: o arroz de pato e o arroz de marisco.

“Portugal é o maior consumidor europeu de arroz, com uma média de cerca de 17 quilogramas per capita por ano, quatro vezes maior que a média europeia”, informou, em comunicado, a organização.

A primeira fase do concurso decorreu até 03 de maio, com o público a votar nos restaurantes com melhores pratos confecionados com arroz, através da página de ‘facebook’, tendo sido apurados os “restaurantes mais populares de cada distrito”, num total de 20 semifinalistas.

As semifinais decorrem até sexta-feira, 15 de maio, estando em concurso os restaurantes da região norte: “Encanada” (Viana do Castelo) “Corta Mar” (Braga), “Bodegão Marshopping” (Porto), “Castas e Pratos” (Vila Real) e Hotel Turismo São Lázaro (Bragança).

Da região centro os restaurantes semifinalistas são: “Chávega Mar” (Aveiro), “A Estrela da Mó” (Coimbra) “Vintage” (Leiria), “O Zacarias” (Viseu), “Videira” (Guarda) e “O Rafael” (Castelo Branco).

Na região de Lisboa, Alentejo e Algarve foram selecionados os restaurantes “Vilamanjar” (Lisboa), “Tulipa” (Santarém), “Tapada das Safras” (Portalegre), “Seara” (Évora), “Snack Onda-Bar” (Setúbal), “O Encalho” (Beja) e “O Infante” (Faro).

Na região autónoma dos Açores foi escolhido o restaurante “Convés” e no arquipélago da Madeira o “Frango da Guia Garajau”.

A final vai ser disputada por nove chefes de cozinha dos nove restaurantes finalistas, no dia 18 de maio, na Academia dos Sabores, em Lisboa.

Em 2014, o vencedor do Melhor Arroz de Portugal foi o restaurante “A Estrela da Mó”, de Vila Nova de Poiares, com um Arroz de Cogumelos com Coelho Campestre.

O concurso Melhor Arroz de Portugal é promovido pela Unilever Food Solutions, que vai doar quatro toneladas de arroz a uma instituição de solidariedade social.

*Com Lusa

 

Comentários

  1. Ola boa tarde,estou a ver a noticia, mas nao vejo a informaçao com mais importancia aqui nesta noticia sendo uma mais valia aqui para a nossa regiao… qual e o nome do restaurante….

    • Boa tarde Milene,
      só hoje houve ocasião para lhe responder.
      O nome do restaurante encontra-se no texto da notícia. Está no 7º parágrafo que transcrevo: “Da região centro os restaurantes semifinalistas são: “Chávega Mar” (Aveiro), “A Estrela da Mó” (Coimbra) “Vintage” (Leiria), “O Zacarias” (Viseu), “Videira” (Guarda) e “O Rafael” (Castelo Branco).
      O título refere o restaurante de Castelo Branco apesar de a notícia falar em todos os semifinalistas exatamente com o objetivo de promover a cidade e a região.

Comentar