Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 15, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco é entregue hoje a Hélia Correia

José Lagiosa

O Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco é entregue hoje, às 18:30, na Casa dos Bicos, em Lisboa, à escritora Hélia Correia, pelo seu livro “Vinte degraus e outros contos”.

A cerimónia, na sede da Fundação José Saramago, conta com as presenças do presidente da Associação Portuguesa de Escritores (APE), José Manuel Mendes, do presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, e da porta-voz do júri, Sara Reis da Silva, e ainda com as participações especiais do ator Luís Lucas e da cantora Amélia Muge.

O Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco foi instituído em 1991, pela APE, conta com o patrocínio da edilidade famalicense e destina-se “a premiar uma obra em Língua Portuguesa de um autor português ou de país africano de expressão portuguesa, publicada em livro, em 1.ª edição”, segundo comunicado da APE.

O galardão, relativo a obras publicadas no ano passado, tem o valor pecuniário de 7.500 euros.

O júri desta 23.ª edição foi constituído por Clara Rocha, José Ribeiro Ferreira e Sara Reis da Silva, e decidiu por unanimidade atribuir o Grande Prémio à obra de Hélia Correia.

“Vinte degraus e outros contos” reúne onze contos de Hélia Correia, alguns dos quais têm referências reconhecíveis, como é o caso de “Seroda”, que é uma outra história da personagem Mariana Cruz, de “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco.

Hélia Correia nasceu há 66 anos, em Lisboa, é licenciada em Filologia Românica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e realizou uma pós-graduação em Teatro Clássico.

*Com Lusa

 

Comentar