Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 10, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Oliveira de Azeméis anima Volta a Portugal

Oliveira de Azeméis anima Volta a Portugal
José Lagiosa

Oliveira de Azeméis é a mais recente novidade da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros.

Após um ano de interregno, o concelho volta aos grandes palcos da competição e está a preparar uma mão cheia de iniciativas para estar em pleno na Volta.

São, sem dúvida, dias para marcar na agenda: a 4 e 5 de agosto Oliveira de Azeméis é a casa da Volta a Portugal.

A chegada da sexta etapa da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros a Oliveira de Azeméis, a 4 de agosto, conclui a primeira fase da prova.

Após o Dia de Descanso será hora dos protagonistas ao triunfo final respirarem fundo e lançarem-se aos restantes quatro dias de competição.

Em jeito de preparação para as grandes emoções, a cidade será palco, a 19 de julho, das decisões finais da 23ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, competição dedicada ao escalão Sub 23, que vai terminar em Oliveira de Azeméis.

A história da Volta a Portugal em Oliveira de Azeméis pode ser curta, apenas quatro presenças, mas o ciclismo é uma paixão antiga e muito presente na vida das gentes da região. Hermínio Loureiro, presidente da Câmara Municipal, lembra que “A Volta a Portugal é uma festa aberta a todos os que desejam participar. E a população em geral aproveita esta presença para fortalecer a proximidade com a alta competição numa modalidade que é muito popular e com raízes no concelho.” Hermínio Loureiro acrescenta ainda que localmente as vantagens são evidentes: “A Volta é um evento desportivo com um impacto muito positivo e com excelente retorno económico e financeiro para os territórios por onde passa. Oliveira de Azeméis encara esta presença como uma oportunidade de valorização territorial, mas também como meio de afirmação no plano desportivo. O comércio e os agentes económicos do concelho mostram a satisfação e apoiam entusiasticamente a nossa presença na Volta.”

A ligação de Oliveira de Azeméis ao ciclismo nacional ficou ainda mais cimentada no início desta temporada quando o concelho acolheu o Bike Clube de Portugal, entidade desportiva de suporte à nova equipa Sub 23 Liberty Seguros – Carglass liderada por Manuel Correia, responsável por lançar na modalidade alguns dos melhores talentos do ciclismo português.

A Volta em Oliveira de Azeméis

Logo Volta Branco

Oliveira de Azeméis inscreveu os primeiros quilómetros no mapa da Volta a Portugal em 2010.

Na estreia, Oleg Chuzda (Caja Rural) foi o mais forte, depois de completar no coração da cidade uma tirada que começara em Gouveia.

No ano seguinte, em 2011, o concelho viu a partida de uma etapa e em 2012 voltou a ser palco de uma chegada.

No último ano em que esteve presente na prova, em 2013, os oliveirenses aplaudiram a partida dos “heróis do asfalto”, que tiveram pela frente uma tirada de 187,2 quilómetros concluída em Viana do Castelo e ganha pelo veterano Rui Sousa.

 

 

 

Comentar