Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao visitante. As informações de cookies são guardadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando volta ao nosso site e ajuda a nossa equipa a entender que secções do site considera mais interessantes e úteis.
Vila Velha de Ródão vê partir o III Cruzeiro Religioso do Tejo
- José Lagiosa
- Em 2 de Junho de 2015
O cais fluvial de Vila Velha de Ródão foi o palco da partida, no passado sábado 30 de maio, da 3ª edição do Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo.
O Cruzeiro tem início em Vila Velha de Ródão e faz a ligação à foz do rio em Lisboa.
A primeira de sete etapas (Vila Velha de Ródão – Ortiga, Mação) principiou com a cerimónia de início do Cruzeiro que foi dirigida pelo reverendo pároco António Escarameia e acompanhada por mais de uma centena de pessoas.
A presença do presidente da autarquia de Ródão, Luís Pereira, e do presidente da Junta de Freguesia de Fratel, apadrinhou a iniciativa.
Celebrar a religiosidade das comunidades ribeirinhas do Tejo, promover a Cultura Avieira a Património Nacional Imaterial e da Unesco, e evidenciar as potencialidades do Rio Tejo, são os objectivos primeiros da iniciativa.
Durante as 7 etapas sucedem-se diversas paragens e pernoitas dos peregrinos em comunidades ribeirinhas ao longo do Tejo.
A peregrinação, envolve 37 paróquias, 30 freguesias e 20 concelhos, visa unir pela fé as populações ribeirinhas do Tejo, em honra da Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo e é feita através dos barcos tradicionais avieiros, as bateiras.
Recorde-se que a imagem de Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo foi coroada no dia 2 de maio, no CDRC de Ródão, pelo Senhor Bispo de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Eugénio Fernandes Dias e permaneceu, na paróquia de Vila Velha Ródão, até ao dia da partida do Cruzeiro.
O Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo, termina a 14 de junho, na Marina de Oeiras, onde irá decorrer uma Mostra de Sabores e artesanato dos concelhos ribeirinhos.
Artigos Relacionados
Música à luz das práticas medieval, renascentista e barroca em Castelo Novo... 24 de Julho de 2015 | José Lagiosa

8.º Festival do Cabrito Estonado e do Maranho atrai muita gente a Oleiros... 29 de Março de 2016 | José Lagiosa

Município de Tomar apoia a edição deste ano da Ceyceyra Medieval... 2 de Setembro de 2017 | José Lagiosa

Marcha lenta na sexta-feira em Oliveira do Hospital para exigir estradas e melho... 21 de Julho de 2015 | José Lagiosa

Comentar