Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 6, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Vinte e duas regiões com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta

Vinte e duas regiões com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta
José Lagiosa

Vinte e duas regiões do continente e o Porto Santo (Madeira) apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real estão hoje com risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).

O IPMA adianta que o Porto Santo, na Madeira apresenta igualmente risco alto de exposição, enquanto a Horta, nos Açores, apresenta risco alto de exposição e Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz (Açores) apresentam risco moderado.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar, assim como evitar a exposição das crianças ao sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde, caso o nível exceda os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao início da manhã no litoral Centro e durante a tarde no interior das regiões Centro e Sul.

O vento tende a soprar em geral fraco predominando de norte, soprando moderado de noroeste no litoral oeste, em especial a sul do Cabo Carvoeiro e durante a tarde.

O IPMA prevê ainda uma pequena descida da temperatura mínima, em especial no litoral oeste, bem como uma pequena subida da temperatura máxima.

As regiões do interior sul vão ser as mais quentes de Portugal continental com as temperaturas a variar entre os 13 e os 34 graus Celsius em Beja, 11 e 33 em Évora, 16 e 32 em Portalegre e os 15 e os 32 em Castelo Branco.

Em Lisboa, as temperaturas vão variar entre os 13 e os 27, em Santarém entre os 11 e os 30, em Leiria entre os 10 e 22, em Coimbra entre os 10 e os 26 e no Porto entre os 11 e os 21. Bragança deverá chegar aos 30 graus Celsius de máxima e Braga aos 29.

Mais a sul, em Faro, as temperaturas vão oscilar entre os 19 e os 29 e em Sagres, entre os 13 e os 25.

*Com Lusa

 

Comentar