Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 8, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Vitória portuguesa dá “Amarela” a espanhol

Vitória portuguesa dá “Amarela” a espanhol
José Lagiosa

23ª Volta ao Futuro

Rui Carvalho (Anicolor) venceu isolado a duríssima subida ao alto de São Macário, em São Pedro do Sul, uma montanha de primeira categoria que marcou o final da terceira etapa da  23ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros.

Apesar da vitória portuguesa quem levou o prémio maior foi o basco Julen Amezqueta (Café Baque), vencedor da etapa da véspera e, desde este sábado, o novo Camisola Amarela Liberty Seguros.

O anterior líder, César Martingil (Liberty Seguros-Carglass), caiu para quinto da geral depois de gastar mais dois minutos e meio na serra de São Macário.

A história da penúltima tirada da Volta a Portugal do Futuro, iniciada em Viseu e com 116 quilómetros, conta-se olhando sobretudo para os derradeiros dez quilómetros da escalada à Serra de São Macário que há muito não era visitada pelo pelotão.

O vencedor Rui Carvalho integrou um grupo de se adiantou na frente após a Meta Volante instalada em São Pedro do Sul, a menos de 20 quilómetros da chegada.

O jovem de 20 anos, natural de Penafiel, conseguiu ganhar distância nos últimos 5 quilómetros disparando sozinho para a meta ficando o companheiro de equipa, Renato Macedo, numa posição intermédia na companhia de Oscar Gonzalez (Euskadi-EDP).

Rui Carvalho ganhou com 59 segundos de vantagem sobre Renato Macedo.

O espanhol Oscar Gonzalez, terceiro classificado gastou ainda mais dois segundos.

Logo atrás, o Camisola Vermelha Banco BIC, Julen Amezqueta, controlando os principais adversários soube gerir o esforço e mesmo terminando na quarta posição sabia que automaticamente iria vestir também a Amarela.

Depois desta jornada, onde, só os grandes valores poderiam obter bons resultados, são os espanhóis a dominar as contas.

Na perseguição ao novo comandante está o ucraniano Anatoliy Budyak (ISD) com mais seis segundos e a 17 o companheiro de equipa, Alvaro Trueba (Café Baque).

Com a quinta posição no alto de São Macário, Prémio de Montanha de 1ª categoria, Anatoliy Budyak mantém a Camisola Azul Fundação do Desporto que junta à Camisola Branca RTP, destinada ao melhor classificado entre os corredores que ainda não completaram 20 anos.

Este domingo corre-se a última etapa São Pedro do Sul – Oliveira de Azeméis na distância de 120,9 Km

Este domingo, 19 de julho, cumpre-se o último dia de prova. Às 12h50 será dada a partida de São Pedro do Sul em direção a Oliveira de Azeméis, onde a caravana chegará por volta das 16h10. Oliveira de Frades, Águeda e Vale de Cambra são as Metas Volantes do dia. As dificuldades adivinham-se no Prémio da Montanha de 3ª categoria, em Varzielas e Talhadas e no de 2ª categoria em Decide, este a apenas 20Km da chegada que vai anunciar o vencedor!

 

 

Comentar