Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Outubro 20, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Harley Clifford sagra-se campeão mundial de wakeboard em Ferreira do Zêzere

Harley Clifford sagra-se campeão mundial de wakeboard em Ferreira do Zêzere
José Lagiosa

O australiano Harley Clifford revalidou hoje o título de campeão mundial de wakeboard numa competição que foi disputada na albufeira de Castelo do Bode, em Ferreira do Zêzere, por 151 atletas de 18 nacionalidades.

No primeiro Mundial disputado fora dos Estados Unidos, que decorreu durante os últimos dias na praia fluvial do Lago Azul, no centro do país, os portugueses Tiago Miguel e Joana Leitão conquistaram o título de campeões mundiais de wakeskate amador, no setor masculino e feminino, respetivamente.

“Um feito inédito na história do desporto em Portugal, nunca tinha acontecido termos dois campeões mundiais”, destacou à Lusa André Matos, presidente da Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate (APWW), entidade organizadora do evento.

A modalidade de wakeboard caracteriza-se pelo facto de as pranchas serem puxadas à superfície da água através de um sistema de cabos ou por um barco a motor, como meio de tração, sendo um desporto aquático praticado com uma prancha e manobrada de modo a contornar obstáculos flutuantes.

As modalidades de wakeboard e wakeskate diferenciam-se pelo tamanho das pranchas.

Em declarações à agência Lusa, André Matos disse “todos os participantes, atletas e familiares ficaram maravilhados com a paisagem e com as condições que encontraram para a prática da modalidade e também o turismo e lazer”, uma albufeira com mais de 70 quilómetros e com água de excelente qualidade.

Cinco municípios do Médio Tejo vão investir 600 mil euros na construção de uma estância de wakeboard naquela região do centro do país para potenciar turisticamente a albufeira de Castelo do Bode.

A entrada em funcionamento da estância está prevista para março de 2016 e engloba a implementação de cinco sistemas de cabos em cinco diferentes praias fluviais, ligadas entre si através de jangadas.

Os ‘Cable Parks’ serão implementados nas praias fluviais de Fernandaires (Vila de Rei), do Lago Azul (Ferreira do Zêzere), Aldeia do Mato, (Abrantes), Trízio (Sertã) e Praia dos Montes (Tomar).

Portugal vai ser palco em 2016 de uma etapa pontuável para o campeonato de mundo de wakeboard, evento que “vai decorrer novamente na região do Médio Tejo, desta vez apenas com atletas profissionais”, avançou André Matos.

*Com Lusa

 

Comentar