Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Outubro 15, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Tejo Internacional ganha aplicação informática para ajudar Turismo

Tejo Internacional ganha aplicação informática para ajudar Turismo
José Lagiosa

A Câmara de Castelo Branco e a Diputácion de Cáceres, Espanha, apresentaram hoje uma aplicação informática para formar e melhorar a qualificação dos empresários turísticos que operam na zona do Parque Natural do Tejo Internacional.

O projeto “Conhecer com o Tejo/Conocer com el Tajo” é uma aplicação informática desenvolvida no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal, que pretende ampliar a capacitação e a melhoria das competências profissionais dos operadores turísticos portugueses e espanhóis que operam no Parque Natural do Tejo Internacional (PNTI).

“Esta aplicação vem dar mais um empurrão para o conhecimento do Tejo [PNTI]. Curiosamente, nós [portugueses] começámos a conhecer o Tejo nesta dimensão turística há poucos anos”, afirmou o vice-presidente da Câmara de Castelo Branco, Arnaldo Brás.

O autarca, que falava aos jornalistas à margem da apresentação do projeto, explicou que apesar de hoje Castelo Branco ser semanalmente invadida por espanhóis que querem conhecer a cidade, “o Tejo em si, como rio com todas as suas potencialidades, se calhar precisa de ser mais conhecido pelas suas características de fauna e flora”.

Por seu turno, Xavier Lemos, representante da Diputácion de Cáceres, disse que a aplicação informática tem um duplo objetivo: dar uma formação básica aos operadores turísticos em torno do Tejo e promover o território que orienta a sua atividade para o turismo da natureza e de qualidade.

“Esta é uma de muitas ações que estão a ser desenvolvidas. É preciso melhorar as competências das pessoas e, neste caso, dos empresários turísticos para que ofereçam um bom serviço”, adiantou.

Este responsável sublinhou ainda que há cada vez mais empresários ligados ao Tejo e o projeto “Conhecer com o Tejo/Conocer com el Tajo” pretende que haja uma maior cooperação e união entre os dois países.

“Queremos que os empresários se unam e que possam cooperar e trabalhar entre eles. Uma das áreas da aplicação explica como devem cooperar para ser mais competitivos dos dois lados da fronteira”, sublinhou.

A aplicação informática vai ficar brevemente disponível para os empresários no sítio www.conocercontaejo.es onde devem fazer o registo para ter acesso à plataforma.

O projeto, desenvolvido em castelhano e em português, vai funcionar em qualquer plataforma informática ou móvel.

*Com Lusa

 

Comentar