Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 9, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Biblioteca da Guarda assinala centenário do nascimento de Vergílio Ferreira

José Lagiosa

A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda, anunciou hoje que vai comemorar, no mês de janeiro, o centenário do nascimento de Vergílio Ferreira com um ciclo de iniciativas ligadas à vida e obra do escritor.

“Ao longo do mês de janeiro realiza-se um (…) leque de ações que pretendem proporcionar uma revisitação à obra e ao mundo de Vergílio Ferreira, nomeadamente um colóquio, uma conferência, um documentário, uma exposição, viagens literárias (…), uma peça de teatro, um encontro e um percurso”, adianta a BMEL em comunicado.

O ciclo realiza-se ao longo do mês em que se comemora o centenário de nascimento do autor Vergílio Ferreira, considerado “um dos maiores romancistas portugueses do século XX”.

O autor de “Manhã Submersa” nasceu na aldeia de Melo, no concelho de Gouveia, distrito da Guarda, a 28 de janeiro de 1916 e morreu a 01 de março de 1996.

Segundo a BMEL, a programação cultural será iniciada às 16:00 do dia 09 de janeiro, com o documentário de Lauro António “Prefácio a Vergílio Ferreira” e o colóquio “A política e o riso num tríptico romanesco de Vergílio Ferreira”, por Jorge Costa Lopes.

No dia 12, às 18:00, Gabriel Magalhães, docente da Universidade da Beira Interior (Covilhã), proferirá uma conferência sobre “Vergílio Ferreira no século XXI”.

No âmbito do mesmo ciclo, de 19 a 31 de janeiro, a BMEL apresentará a exposição de fotografia “A Guarda em Vergílio Ferreira”.

As fotografias, da autoria de Luísa Ferreira e de Arménio Bernardo, que “ilustram as referências à Guarda na obra de Vergílio Ferreira”, fazem parte do projeto “Um (e)terno olhar (exposição e catálogo)”, concretizado pela Câmara Municipal da Guarda e pelo Centro de Estudos Ibéricos por ocasião da inauguração da BMEL.

A programação dedicada ao escritor prossegue a 23 de janeiro com uma viagem literária a Melo e a Gouveia, com partida da biblioteca, às 09:00.

“A viagem ao mundo de Vergílio Ferreira será conduzida por António José Dias de Almeida”, explicam os organizadores.

No dia 28, às 10:30 e às 15:00, o grupo de teatro O Bando apresenta a alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário a peça “O senhor Imaginário” – monólogo que pretende reinventar o universo dos contos de Vergílio Ferreira através da personagem Jeremias, representada pelo ator Guilherme Noronha.

O ciclo encerra a 30 de janeiro, às 11:00, com “Percursos vergilianos pela Guarda”, conduzidos por Anabela Matias.

“Estes roteiros literários pretendem levar os leitores aos espaços concretos referidos nas obras, envolvê-los na diegese vergiliana e contextualizá-los com a ação e personagens”, segundo a BMEL.

*Com Lusa

Comentar