Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 17, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Câmara de Alcácer do Sal inaugura sábado remodelada ETAR de Rio de Moinhos

Câmara de Alcácer do Sal inaugura sábado remodelada ETAR de Rio de Moinhos
José Lagiosa

As obras de remodelação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Rio de Moinhos, no concelho de Alcácer do Sal (Setúbal), que custaram 142 mil euros, são inauguradas este sábado, revelou hoje a câmara.

Trata-se, segundo o município, de uma obra “de grande importância para a população daquela localidade na freguesia de Torrão, já que a infraestrutura que existia era ineficaz do ponto de vista ambiental”.

“A estação de tratamento que existia encontrava-se com um funcionamento deficiente e num estado bastante degradado”, frisou a autarquia.

O investimento foi anunciado pela Câmara de Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, em março do ano passado, tendo o autarca local, Vítor Proença, destacado que a empreitada tinha como objetivo “continuar o grande esforço de melhoria da qualidade ambiental nas diversas localidades” do concelho.

No comunicado divulgado hoje, o município explicou que a renovada ETAR “dispõe de um nível superior de tratamento e é composta por estação elevatória e fossa séptica remodeladas”.

A empreitada “aumentou o grau de tratamento do efluente, por forma a preservar o meio ambiente”, sublinhou.

O equipamento, precisou a autarquia, “conta ainda com um tanque biodisco, uma plataforma de evapotranspiração, também designada por lagoa de macrófitas”.

Na envolvente, foi construído um novo edifício de apoio à exploração, assim como uma vedação e um portão de acesso ao recinto.

A obra da nova ETAR de Rio de Moinhos contemplou ainda arranjos exteriores, construção do arruamento de acesso exterior e interior ao recinto com espaço de manobra para a viatura limpa-fossas e a execução da rede de água e redes elétricas.

*Com Lusa

Comentar