Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Junho 2, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Programas Educativos do Geopark Naturtejo têm novas propostas e parcerias

Programas Educativos do Geopark Naturtejo têm novas propostas e parcerias
José Lagiosa

As saídas de campo são a grande novidade do ano letivo 2015/2016, nos Programas Educativos Geopark Naturtejo, com a criação da Saída de Campo de dois dias “Uma viagem pelo Ciclo das Rochas no Centro de Portugal”, resultante de uma parceria estabelecida entre o geoparque e as Grutas da Moeda, ambos parceiros do Roteiro de Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal.

Esta atividade inclui visita às Grutas da Moeda e ao Centro de Interpretação Científico-Ambiental (CICA) das Grutas da Moeda (Fátima), à Rota dos Fósseis em Penha Garcia e à Rota dos Barrocais em Monsanto. Esta saída de campo destina-se a alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Desde que se iniciaram em 2007, os Programas Educativos do Geopark Naturtejo, Geoparque Mundial da UNESCO, participaram nos mesmos mais de 25 500 alunos e professores de instituições de ensino portuguesas e estrangeiras, desde o Pré-Escolar ao Ensino Superior e Universidades Sénior.

O geoparque organiza atividades complementares aos programas curriculares de diversas disciplinas, para todos os níveis de ensino. Ao longo destes anos o geoparque tem contribuído para a optimização do processo ensino-aprendizagem em temáticas de disciplinas, tais como, Estudo do Meio, Ciências Naturais, Biologia, Geologia, Conservação da Natureza, Marketing, Geografia, Matemática, Português, Turismo de Natureza, Desenvolvimento Rural, História, Educação Física, Áreas Protegidas, Ordenamento do Território, Geoconservação, entre outras.

Saída de Campo em Segura com visita à Quinta do Valado.

Saída de Campo em Segura com visita à Quinta do Valado.

As atividades propostas consistem na dinamização de aulas na escola (aulas pré-campo), saídas de campo com visita a geomonumentos (por vezes integrados em percursos pedestres) e a espaços museológicos, workshops, ateliers, exposições e concursos. Algumas destas atividades integram-se na comemoração de dias temáticos, na Semana dos Geoparques Europeus – Festival da Paisagem e em Projetos anuais concebidos em conjunto com as escolas do território Naturtejo.

As informações detalhadas sobre cada uma das atividades dos Programas Educativos do Geopark Naturtejo podem ser consultadas no microsite “GEONATURescola” em www.geonaturescola.com.

 

Comentar