Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Outubro 19, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Câmara de Castelo Branco elogia posição do Governo sobre sistemas de água

Câmara de Castelo Branco elogia posição do Governo sobre sistemas de água
José Lagiosa

O presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, disse hoje que “vê com bons olhos” que o Governo queira avaliar a vontade dos municípios sobre a reversão da fusão dos sistemas de captação de água em alta.

“Vejo com bons olhos que o ministro [do Ambiente] esteja a querer avaliar a vontade dos municípios. Quanto à reversão, aguardo para ver como vai ser feita”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia.

O autarca reagiu assim ao anúncio feito hoje pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, de avançar com a reversão da fusão dos sistemas de captação de água em alta decidida pelo anterior Governo “contra a vontade das autarquias”.

Luís Correia mostrou-se satisfeito com a posição do Governo de em ir ao encontro da vontade dos municípios.

“Sempre considerei importante que os municípios continuassem a ter uma palavra efetiva na gestão dos sistemas multimunicipais”, sustentou.

Contudo, sobre a reversão do processo, o autarca disse que aguarda para ver como vai ser feita.

Integrada na reestruturação do setor da água, a agregação de sistemas de abastecimento de água em alta foi levada a cabo pelo anterior Governo PSD/CDS, que decidiu unir os 19 sistemas multimunicipais em apenas cinco empresas (Águas do Norte, Águas do Centro Litoral, Águas de Lisboa e Vale do Tejo e as já existentes Águas do Alentejo e Águas do Algarve).

*Com Lusa

Comentar