Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Janeiro 21, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Câmara de Nelas congratula-se com requalificação da linha da Beira Alta

Câmara de Nelas congratula-se com requalificação da linha da Beira Alta
José Lagiosa

A Câmara de Nelas congratulou-se hoje com a decisão do Governo de requalificar da linha da Beira Alta, “uma opção pela qual sempre se bateu em todos os fóruns e contactos”.

“A Câmara de Nelas congratula-se com esta decisão do Governo, pela qual sempre se bateu em todos os fóruns e contactos, estabelecida como prioridade máxima em termos de infraestruturas, continuando o concelho de Nelas numa centralidade que desde 1880 resulta da existência da linha da Beira Alta”.

Em comunicado, a autarquia de Nelas sublinha que o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, reafirmou na última reunião do Conselho Regional do Centro, na segunda-feira em Castelo Branco, que “a opção de corredor exportador Norte em termos ferroviários é a requalificação da Linha da Beira Alta”.

Esta requalificação da linha da Beira Alta representará “um investimento de 690 milhões de euros, comparticipados em 85 por cento por fundos comunitários para a coesão”, acrescentou.

Para o município de Nelas, este investimento “terá em conta as devidas concordâncias ferroviárias na Pampilhosa e na Guarda, sendo que para a sua realização vai avançar também a eletrificação da Linha da Beira Baixa entre Guarda/Covilhã”.

“Permitirá uma via alternativa enquanto decorrerem as obras na linha da Beira Alta, sendo também realizado o investimento de 300 milhões de euros em obras na Linha do Norte, que permitam o reforço da ligação dos portos de Leixões e Aveiro à plataforma de Pampilhosa”, referiu.

José Manuel Borges da Silva, presidente CM Nelas

José Manuel Borges da Silva, presidente CM Nelas

Sobre a “Via dos Duques”, autoestrada alternativa ao atual IP3 Viseu/Coimbra, o município de Nelas sublinhou defender a opção apresentada no verão pelo então primeiro-ministro Passos Coelho.

Nesta opção, com diversas fases, pretende-se a conclusão do IC12 entre Canas de Senhorim e Mangualde; e também uma ligação entre Nelas/Viseu.

“O presidente da Câmara de Nelas interveio [na reunião do Conselho Regional do Centro] para defender estas soluções, bem como se associou na parte da manhã [de segunda-feira] à iniciativa da CIM Coimbra realizada em Mortágua, para defesa da solução da requalificação da Linha da Beira Alta, que acabou por ser adotada pelo Governo”, concluiu.

*Com Lusa

 

CMM // SSS

Comentar