Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Outubro 19, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Centro Hospitalar da Cova da Beira investe em equipamentos de reabilitação cardíaca

Centro Hospitalar da Cova da Beira investe em equipamentos de reabilitação cardíaca
José Lagiosa

O Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB), sediado na Covilhã, vai investir mais de 180 mil euros em equipamentos para incluir nos programas de reabilitação cardíaca que serão implantados naquela unidade hospitalar, anunciou hoje a instituição.

Em nota de imprensa enviada à Lusa, o CHCB refere que este investimento será realizado com o apoio da Fundação EDP, a qual garantirá um financiamento de 125 mil euros, sendo os restantes 61 mil euros assegurados pelo hospital.

“Estamos a falar de um projeto inovador que consiste em reorganizar cuidados para doentes com problemas cardíacos crónicos, designadamente a questão da reabilitação cardíaca e incluindo aspetos relacionados com a telemedicina e com a telemonitorização deste tipo de utentes”, explica o presidente do conselho de administração do CHCB, Miguel Castelo Branco, citado na nota.

Este responsável recorda que a “ideia é cuidar melhor os doentes e dar-lhes melhor qualidade de vida através da reabilitação”, ao mesmo tempo que poderá contribuir para a redução das deslocações do utente ao hospital.

Segundo a informação, os programas de reabilitação cardíaca deverão começar a funcionar no segundo trimestre do ano, constituindo “mais um passo” na aposta do CHCB em afirmar-se na área da Cardiologia.

A reabilitação cardíaca é um programa de dois a três meses que integra exercício físico e educação do doente e da família em relação aos fatores de risco: como controlo do stress, alimentação, eventual adaptação da vida profissional ou retoma da atividade sexual.

A reabilitação cardíaca permite reduzir a mortalidade em cerca de 25%, dado que no primeiro ano após um enfarte tratado há ainda risco de problemas ou complicações.

*Com Lusa

Comentar