Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Julho 15, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

FC Porto procura minimizar danos e apurar-se para a final da Taça de Portugal

José Lagiosa

O FC Porto procura minimizar os estragos de uma época futebolística atribulada, ao defrontar o ‘secundário’ Gil Vicente nas meias-finais da Taça de Portugal, enquanto Sporting de Braga e Rio Ave encontram-se para o ‘duelo anual’ na prova.

O clube portuense, o último dos três ‘grandes’ ainda em competição, é claro favorito frente ao quinto classificado da II Liga, que recebe na quarta-feira o atual terceiro colocado do escalão principal no jogo da primeira mão das meias-finais, com início às 20:00 horas.

Os ‘dragões’, que eliminaram na prova o Varzim, Angrense, Feirense e Boavista, ainda estão a assimilar a troca do espanhol Julen Lopetegui por José Peseiro no comando técnico, mas já deram sinais de ‘retoma’ no último jogo da I Liga, impondo-se por 3-1 no reduto do Estoril-Praia.

O FC Porto apresenta um historial claramente favorável nos confrontos diretos com o Gil Vicente e na Taça de Portugal essa supremacia é ainda mais vincada: a equipa ‘azul e branca’ ganhou todos as quatro partidas realizadas entre ambos, ainda que três delas pela margem mínima.

Mesmo que consiga um brilharete na quarta-feira, a equipa de Barcelos, que já deixou pelo caminho o Oliveira do Douro, Tondela, Benfica de Castelo Branco, Portimonense e o primodivisionário Nacional, terá de o confirmar na segunda mão, no Estádio do Dragão.

Enquanto o Gil Vicente procura atingir a sua primeira final, o FC Porto é o segundo clube com maior número de troféus (16), em igualdade com o Sporting – ambos longe do recordista Benfica, que já conquistou 25 -, mas não atinge o jogo decisivo desde 2011, ano em que goleou no Jamor o Vitória de Guimarães, por 6-2.

No dia seguinte, Sporting de Braga e Rio Ave, quarto e sétimo posicionados da I Liga, começam a discutir pelo terceiro ano consecutivo a presença no Estádio Nacional, objetivo que foi alcançado pelos vila-condenses em 2014, tendo depois perdido por 1-0 na final, frente ao Benfica.

Os minhotos, que venceram a prova uma única vez, em 1966, desforraram-se na época passada, batendo o Rio Ave nas meias-finais e qualificando-se pela quarta vez para a final, na qual esteve a ganhar por 2-0 ao Sporting, mas acabou por perder no desempate por grandes penalidades.

O Rio Ave também já tinha impedido os bracarenses de atingirem a final da Taça da Liga em 2014, mas se os resultados obtidos nesta época no campeonato fossem transportados para a Taça de Portugal seria o Braga – que perdeu por 1-0 em Vila do Conde e goleou por 5-1 em casa, além de uma igualdade a zero na Taça da Liga – a seguir em frente.

O jogo da segunda mão entre o Sporting de Braga e o Rio Ave está agendado para 01 de março, um dia antes de o FC Porto receber o Gil Vicente. A final da Taça de Portugal está marcada para 22 de maio, no Estádio Nacional, em Oeiras.

 

Programa das meias-finais da Taça de Portugal:

– Quarta-feira, 03 fev:

Gil Vicente – FC Porto, 20:00 (SportTV1)

– Quinta-feira, 04 fev:

Sporting de Braga – Rio Ave, 20:00 (SportTV)

*Com Lusa

Comentar