Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Fevereiro 22, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Município de Idanha apresenta “Livro das Fortalezas” na Torre do Tombo

Município de Idanha apresenta “Livro das Fortalezas” na Torre do Tombo
José Lagiosa

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova apresentou, na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 17 de fevereiro, o histórico “Livro das Fortalezas” de Duarte de Armas, numa nova edição fac-similada patrocinada pela autarquia.

Trata-se de uma edição em moldes inéditos e cientificamente cuidados do célebre manuscrito quinhentista, que contém os desenhos dos castelos fronteiriços do reino de Portugal, revelando o interesse do Rei D. Manuel I em conhecer o estado de conservação das fortalezas.

O livro foi lançado numa sessão a que se associaram o Ministério da Cultura, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, a editora Caleidoscópio e a Academia Internacional de Cenografia.

Apresentação na Torre do Tombo

Apresentação na Torre do Tombo

Autor do prefácio, Armindo Jacinto, presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, destacou a importância da reedição desta influente obra: “Idanha-a-Nova surge no ‘Livro das Fortalezas’ como município com mais castelos desenhados, num documento que traduz muito da riqueza histórica que o nosso concelho tem ainda hoje”.

O historiador e professor universitário João José Alves Dias, que elaborou o estudo e a transcrição da obra, teve a seu cargo a apresentação na Torre do Tombo.

Após o lançamento do “Livro das Fortalezas” realizou-se uma mostra e degustação de produtos tradicionais de Idanha-a-Nova.

 

Comentar