Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 11, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Ribeira de Pena serve os tradicionais milhos para atrair visitantes

Ribeira de Pena serve os tradicionais milhos para atrair visitantes
José Lagiosa

Os milhos vão estar em destaque entre os dias 04 06 de março, em 10 restaurantes de Ribeira de Pena, para promover esta iguaria tradicional, a cozinha regional e atrair turistas ao concelho, anunciou hoje a autarquia.

O Fim de Semana Gastronómico dos Milhos, que decorre no primeiro fim de semana de março, em Ribeira de Pena, distrito de Vila Real, é uma das apostas do município “para dar visibilidade e reconhecimento à cozinha regional”.

O objetivo da autarquia é dar a conhecer esta iguaria, considerada a mais tradicional do concelho, potenciar este território, valorizar a cozinha tradicional e os seus sabores ancestrais como meio de atração turística.

E, ao mesmo tempo que divulga os restaurantes e quer atrair visitantes, a iniciativa visa ainda promover a agricultura local, que ainda é a principal atividade económica do concelho.

Muitas das carnes usadas na confeção do prato são produzidas no concelho, bem como os próprios milhos.

Para a confeção deste prato, o milho é triturado e depois cozido durante várias horas com as carnes.

Os milhos podem ser servidos com carne de vaca (escornados), com galinha (esgravatados), porco (esfuçados), ou ricos (com todos os tipos de carne).

Paralelamente, com o objetivo de promover o desporto de natureza, decorre a Rota dos Milhos, que inclui uma caminhada e um passeio de BTT, numa organização da NatourTracks, do Pena Aventura Park e do município de Ribeira de Pena.

Esta rota levará os participantes por alguns dos principais locais do concelho como Parque Ambiental do Bucheiro, a igreja do Divino Salvador, a Casa Museu de Camilo Castelo Branco e a Ponte de Arame.

*Com Lusa

Comentar