Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Fevereiro 22, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Obra “Clavis Bibliothecarum” apresentada em Lisboa

Obra “Clavis Bibliothecarum” apresentada em Lisboa
José Lagiosa

A obra “Clavis Bibliothecarum: Catálogos e inventários de livrarias de instituições religiosas em Portugal até 1834” é apresentada hoje, às 18:00, na Biblioteca Nacional, pelo investigador Noël Golvers e pelo cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente.

Em comunicado, o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja afirma que a obra é o “resultado de um vasto trabalho de investigação, desenvolvido por Luana Giurgevich e Henrique Leitão, entre os diversos fundos monásticos nacionais, [e] constitui o mais completo levantamento de catálogos e inventários de bibliotecas de instituições religiosas”.

Segundo a mesma fonte, a obra abrange “um amplo arco cronológico, entre os séculos X e XIX, recolhe e descreve meticulosamente cerca de um milhar de listas de livros e várias centenas de documentos inéditos”.

“Com este projeto, o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja inicia a coleção ‘Fontes para o Estudo dos Bens Culturais da Igreja’, destinada a disponibilizar informação documental inédita que, pela sua relevância histórica, abrangência geográfica e coerência temática, ofereça novos contributos para o estudo e conhecimento dos Bens Culturais da Igreja”.

*Com Lusa

Comentar