Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 8, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Associação de Produtores de Cerveja apresenta projeto “Falar Claro”

José Lagiosa

A Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja (APCV) apresentou, no dia 14 de abril, em Lisboa, o Projeto Falar Claro, destinado à promoção de um consumo moderado e responsável de bebias alcoólicas.

Assinou, igualmente, um protocolo de cooperação com a Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), Associação Nacional de Professores (ANP), e Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) com vista a abranger cerca de 900 mil jovens e adolescentes menores de idade.

O Projeto materializa-se no manual “Falar Claro: conversas sobre o álcool entre pais e filhos” que permite aos educadores não só abordarem a temática do consumo responsável de álcool, como sublinha os perigos para a saúde do consumo excessivo por parte dos jovens e adolescentes.

Os conteúdos do Manual Falar Claro foram elaborados pelo médico psiquiatra e pedopsiquiatra da infância e adolescência, António Lorena Trigueiros, e, posteriormente, validados e certificados pela Direção Geral de Educação e Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, no âmbito do Fórum Nacional de Álcool e Saúde (FNAS).

A iniciativa representa um compromisso depositado pela APCV e pela CONFAP no âmbito do FNAS, está em plena sintonia com os objetivos do Fórum Nacional Álcool e Saúde porque procura contribuir para a redução do consumo nocivo em jovens sem idade legal para o consumo, assim como, alerta para o consumo de risco nos jovens maiores de idade.

O comportamento abusivo dos jovens perante as bebidas alcoólicas, em geral, é um assunto que preocupa a APCV, pois esse consumo irresponsável não só é prejudicial para o indivíduo como também para a sociedade no seu conjunto. É com grande orgulho que APCV, em conjunto com os nossos parceiros – ANP, CONFAP e IPDJ – implementa um projeto válido e capaz de obter resultados reais no combate ao uso nocivo de bebidas alcoólicas por jovens.”, declarou o presidente da APCV, Rui Lopes Ferreira.

Na ocasião, o presidente da CONFAP, Jorge Manuel Ascenção, comentou

A CONFAP congratula-se com a publicação deste importante manual de apoio aos Pais para trabalharem em conjunto com seus filhos a problemática do álcool”.

Reveste-me da maior importância a participação do Instituto Português do Desporto e Juventude no Programa de Sensibilização “Falar Claro” tendo em conta a responsabilidade deste organismo na implementação de políticas públicas eficazes e integradas com vista à prevenção do consumo excessivo de álcool entre jovens e, consequentemente, a promoção de comportamentos mais saudáveis e responsáveis por parte destes. Este Instituto público  fará a divulgação do manual deste Programa junto dos monitores dos  programas de ocupação de tempos livres e campos de férias, com o propósito de os motivar a trabalharem com os jovens os temas relacionados com o consumo responsável de álcool e os perigos que decorrem do consumo excessivo.”, afirmou presidente do IPDJ, Augusto Baganha.

Finalmente a presidente da ANP Paula Carqueja diria que “O tema [Falar Claro: conversas sobre o álcool entre pais e filhos], ajuda e provoca conversas, linhas de diálogo, numa triangulação perfeita: pais, alunos/as e professores, onde todos se movimentam de acordo com o seu papel”.

 

 

 

 

 

 

Comentar