Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

BeiraNews | Abril 23, 2017

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Tortulho de enormes dimensões apanhado no Rosmaninhal

Tortulho de enormes dimensões apanhado no Rosmaninhal
José Lagiosa

Miguel Lourenço, de S. Domingos, Sarzedas colheu, no dia 31 de março um tortulho com dimensões e peso fora do comum num montado de sobro [sobreiros] no Rosmaninhal.

Durante a manhã, Miguel Lourenço resolveu ir à apanha de tortulhos, muito apreciados na gastronomia da região, guisados, com ovos ou arroz, entre outras formas de confecção.

Durante a apanha, eis que ficou estupefacto quando deparou com um espécime de enormes proporções [foto no texto], com quase dois quilogramas [1,930 kgs].

Comparação entre o tortulho gigante e um de tamanho normal

Comparação entre o tortulho gigante e um de tamanho normal

Refira-se que esta espécie dá pelo nome científico de Amanita Ponderosa, é muita apreciada especialmente na Beira Interior e Alto Alentejo e há pessoas que se dedicam à sua apanha para venda aos restaurantes locais.
A maioria da apanha é feita ainda em ovo o que é bastante prejudicial para a espécie, pois não abrindo, os esporos ou sementes, não se espalham, dificultando assim a disseminação e o aparecimento no próximo ano.

Não foi, seguramente, o caso deste espécime.

A redacção do beiranews.pt deseja ao Miguel Lourenço e aos que o vão acompanhar na degustação deste pitéu, um ótimo repasto.

 

Comentar

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.