Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Outubro 15, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Câmara do Fundão investe 55 mil euros na promoção de cereja

Câmara do Fundão investe 55 mil euros na promoção de cereja
José Lagiosa

A Câmara do Fundão vai investir 55 mil euros na promoção da marca “Cereja do Fundão” através de um programa estratégico que contará com uma forte aposta no norte do país e também em França, anunciou hoje a autarquia.

“Vamos estar com uma ação muito marcante em dois espaços na cidade de Paris, aproveitando o cruzamento de agendas como o início do Europeu de Futebol e as comemorações do Dia de Portugal”, referiu o presidente do município, Paulo Fernandes, durante a conferência de imprensa de apresentação da campanha promocional para 2016.

Segundo especificou, as campanhas de marketing direto decorrerão no evento “Berges de l’Europe” e na “Fête du Portugal & de la Lusophonie”, constituindo mais um passo no trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos últimos três anos com vista à conquista do denominado mercado da saudade.

A nível nacional, a promoção do fruto mais famoso deste município do distrito de Castelo Branco passa a incluir uma maior aposta a norte do país, com a presença em grandes eventos e também nos restaurantes do grande Porto.

“A zona norte não é o nosso ponto mais forte, pelo que achamos que também podemos crescer nesse mercado, que é muito importante a nível nacional”, apontou.

Segundo sublinhou, algumas das ações serão promovidas pela Cerfundão, organização de produtores que é a principal operadora de cereja da região e que, este ano, apresenta como novidades a introduzir no mercado as caixas de cereja com um quilo ou os cones de cereja (a fazer lembrar os cartuchos de castanha), que permitem o consumo imediato do fruto.

No quadro de parcerias, será ainda possível encontrar cerejas do Fundão à venda em áreas de serviço de algumas autoestradas ou a bordo de voos da TAP, designadamente nos voos do dia 10 de junho e voo inaugural para Boston (EUA), no dia 11 de junho.

A 04 de junho, e aproveitando a sua presença no Fundão, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, será convidado a associar-se a uma iniciativa recentemente lançada: o apadrinhamento de uma cerejeira.

A realização de festivais e roteiros gastronómicos em Lisboa, Porto e no Fundão volta a constar do programa, que também inclui um conjunto alargado de iniciativas locais relacionadas com o turismo de experiência.

Destaque ainda para a realização da já habitual Festa da Cereja, que tem lugar na localidade de Alcongosta entre os dias 09 e 12 de junho, que apresenta como novidade a iniciativa “pequenos-almoços com cereja”, que dinamizará o certame no período da manhã.

Um conjunto de ações em que se espera que a cereja não falte, isto apesar da quebra de produção registada devido ao frio e à chuva e que está a causar perdas muito significativas aos produtores.

Uma situação que está a preocupar “fortemente” o presidente do município fundanense, que já reuniu com secretário de Estado da Agricultura e Alimentação para verificar quais as medidas que podem ser acionadas no sentido de minimizar os prejuízos.

De acordo com o autarca, o governante comprometeu-se a avaliar a possibilidade de ser constituído um fundo de calamidade que possa ainda dar resposta aos prejuízos deste ano.

*Lusa

Comentar