Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Abril 4, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Entronizados 48 confrades do Cabrito Estonado em Oleiros

Entronizados 48 confrades do Cabrito Estonado em Oleiros
José Lagiosa

Oleiros recebeu, no sábado 7 de maio, o I Grande Capítulo da Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado, no qual foram entronizados 44 confrades fundadores e 4 confrades de honra.

Num cerimonial cujas origens remontam à Idade Média, este foi um momento singular apadrinhado pela Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo que teve lugar na Capela do Espírito Santo.

Presentes, para além da presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Olga Cavaleiro, mais 14 confrarias que não quiseram deixar de marcar presença num momento importante para a gastronomia de Oleiros e para a afirmação da identidade cultural concelhia.

A receção dos convidados e as degustações da alvorada tiveram lugar no Auditório da Santa Casa da Misericórdia, seguindo-se um desfile de confrarias até ao local da entronização.

A cerimónia foi presidida pelo Pastor Juiz da Confraria madrinha, pelo Juiz e pelo Grão-Mestre da Confraria anfitriã, pela presidente da Federação das Confrarias Gastronómicas e pelo presidente da Câmara Municipal de Oleiros.

No final da entronização, foi tirada uma fotografia de grupo que ficará para a posteridade.

Os confrades seguiram então para a Igreja Matriz, onde teve lugar a Missa solenizada pelo Orfeão de Castelo Branco.

Este foi um momento musical de elevado nível, culminando com a apresentação do Hino da Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado.

O Hotel Santa Margarida foi o local escolhido para um almoço de convívio, em cuja ementa não faltou o Cabrito Estonado.

 

 

 

 

Comentar