Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 9, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Festival da Paisagem regressa ao Geopark Naturtejo

Festival da Paisagem regressa ao Geopark Naturtejo
José Lagiosa

O Geopark Naturtejo que integra os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão promove, a semana Europeia de Geoparques, entre 28 de Maio e 12 de Junho.

São 15 iniciativas que melhor representam e promovem a natureza, cultura e produtos locais desenvolvidas de modo integrado com os municípios, freguesias, empresas e associações.

No ano passado, durante a Semana Europeia de Geoparques decorreram 900 actividades nos geoparques europeus, envolvendo 80 000 participantes.

Este ano a GENERG junta a sua energia à valorização ambiental do Geopark Naturtejo, como patrocinadora oficial do Festival da Paisagem 2016.

No dia 28, o Festival da Paisagem abre com a já mítica GeoRota do Orvalho, um dos melhores percursos pedestres do país realizado ao cair da tarde pelas cristas da Serra do Muradal, com um jantar teatralizado no magnífico miradouro do Cabeço Mosqueiro.

No dia seguinte, a ARCVASO realiza o percurso pedestre na sempre surpreendente aldeia de Vale de Souto.

Para os menos audazes e amantes dos sabores locais, no mesmo fim-de-semana decorre no Rosmaninhal o já tradicional Festival do Borrego.

Este que é um dos elementos mais típicos da gastronomia regional é também tema central da Feira do Borrego dos Escalos de Baixo, desta feita no fim-de-semana de 11 de Junho. Mas ainda no dia 29 de Maio o convite na Aldeia de João Pires é caminhar pela desconhecida Serrinha em busca das suas geoformas graníticas.

Esta é aliás uma das várias geopropostas lançadas pelo Município de Penamacor em associação com juntas de freguesia e empresas locais para conhecer o seu património geológico recentemente reconhecido pela UNESCO no âmbito do Geopark Naturtejo: a Oficina dos Fósseis, no Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, no dia 3 de Junho; a caminhada “Natureza sem Fronteiras” a realizar na Serra da Malcata no dia 12 de Junho; as Olimpíadas das Trilobites, nas celebrações do Dia Mundial da Criança, em pleno centro urbano de Penamacor.

No dia 1 de Junho, também o Município de Oleiros celebra no Jardim Municipal o Dia da Criança Local.

Já no dia seguinte e até ao fim-de-semana têm início os Dias Templários de Castelo Branco, que nos trazem recreações históricas, muita animação e música em ambiente medievo que cruza todo o território.

No mesmo período e complementado a oferta histórica em ambiente distinto, no núcleo antigo de Oleiros, realiza-se o mercado medieval, onde os produtos da montanha, como o vinho Callum, a broa de Isna ou o Cabrito Estonado, certamente não faltarão.

No dia 5 de Junho realiza-se ainda em Oleiros, a Festa da Espiga do Estreito.

No último fim-de-semana do Festival da Paisagem decorre na Rota dos Fósseis de Penha Garcia um dia inteiro de actividades de desporto de Natureza nos “Trilhos Radicais”.

A fechar o Festival, decorre em Segura a II Festa das Migas, a celebrar um dos contextos gastronómicos regionais mais diversificados e populares.

Durante o período do Festival da Paisagem, a empresa Incentivos Outdoor oferece em Vila Velha de Ródão inúmeras actividades na natureza e passeios de barco no Monumento Natural das Portas de Ródão, a todos aqueles que se inscreverem.

Mais informações poderão ser obtidas junto das organizações do programa e da Naturtejo.

 

 

 

 

 

Comentar