Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Abril 1, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Central de Biomassa vai ser construída no Fundão

Central de Biomassa vai ser construída no Fundão
José Lagiosa

Uma central de biomassa, cujo investimento global é de cerca de 50 milhões de euros, vai começar a ser construída no Fundão ainda este ano, disse à agência Lusa Carlos Alegria, um dos sócios da futura unidade.

“Estamos a ultimar alguns pormenores com a Direção Geral de Energia e Geologia, mas queremos avançar logo que possível, sendo que os trabalhos no terreno arrancam este ano, provavelmente em setembro”, apontou.

Segundo referiu, o projeto será dinamizado por sócios portugueses e estrangeiros, não conta com subsídios e o principal plano de investimento foi recentemente aprovado pelo Banco Europeu de Investimento.

Esta unidade, classificada como Projeto de Interesse Nacional, ficará instalada na zona industrial do Fundão e as obras devem prolongar-se cerca de um ano e meio, sendo que o objetivo é o de que possam estar concluídas até 2018.

Carlos Alegria, que também é sócio de uma central de biomassa em Oliveira de Azeméis, adiantou ainda que esta central criará entre 25 a 30 postos de trabalho diretos e mais de 300 indiretos.

Destacou ainda que esta aposta contribuirá para criar valor e dinamizar o setor florestal da região, além de se afirmar como um importante contributo para reduzir o risco de incêndios.

Mais-valias que também são destacadas pelo presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, que lembra que este é um dos maiores investimentos privados já realizados neste concelho do distrito de Castelo Branco.

Esta unidade integra o conjunto de centrais de biomassa que foram colocadas a concurso em 2006 pelo Governo então liderado por José Sócrates. Todavia, os vencedores do concurso acabaram por não avançar com a construção, tendo posteriormente vendido a licença aos atuais promotores.

*Lusa

Comentar