Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Janeiro 28, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Coimbra assinala Dia do Ambiente com encontro nacional de veículos elétricos

José Lagiosa

A Câmara de Coimbra vai assinalar o Dia Mundial do Ambiente, no sábado e domingo, com o Encontro Nacional de Veículos Elétricos, que inclui um desfile, que deixará “uma mancha de silêncio na cidade”, foi hoje anunciado.

O encontro, promovido pela autarquia e pela Associação Nacional de Veículos Elétricos (UVE), reunirá, além deste tipo de automóveis e respetivos utilizadores, “as principais marcas” de viaturas elétricas comercializadas em Portugal, disse o presidente da Associação, Henrique Sanches.

A iniciativa, que decorrerá na Praça da Canção, na margem esquerda do Mondego, proporcionará, além da exposição de veículos, ‘test-drives’, ‘workshops’ sobre mobilidade elétrica, um ‘rali paper’ e um “desfile silencioso” pela cidade, referiu o presidente da UVE, que falava hoje, no Museu da Água, em Coimbra, numa sessão de apresentação do programa de comemorações do Dia do Ambiente na cidade, que decorrerão durante o fim de semana.

O ‘Desfile de charme de VE [veículos elétricos]’ percorrerá, a partir das 14:30 de domingo, diversas zonas da cidade, designadamente a área pedonal compreendida entre o Largo da Portagem e a Praça 8 de Maio, o Polo I da Universidade, na Alta histórica de Coimbra, “deixando uma mancha de silêncio na cidade”, salientou Henrique Sanches.

O encontro nacional de veículos elétricos realiza-se este ano pela quarta vez, tendo decorrido o ano passado em Lisboa, no Parque das Nações, e em 2014 e em 2013, em Ourém, no distrito de Santarém, e em Proença-a-Nova (Castelo Branco), respetivamente.

Ainda no âmbito das comemorações do Dia do Ambiente, este ano, em Coimbra, o Museu [municipal] da Água oferecerá aos seus visitantes, no domingo, plantas aos seus visitantes.

A ação, promovida em cooperação com os Serviços Florestais, pretende “alertar para a necessidade de todos, individualmente, contribuírem para a preservação das espécies”, explicou Victor Carvalho Santos, da administração da empresa municipal Águas de Coimbra.

A exposição, no Parque Manuel Braga, do troleicarro mais antigo de Coimbra, que data de 1947 e já não está em circulação, embora tenha sido recuperado, é outra das iniciativas integradas nas comemorações do Dia do Ambiente em Coimbra, revelou, durante a mesma sessão, o vereador da Câmara Jorge Alves.

Neste fim de semana, o trajeto da carreira 103 dos serviços de transportes urbanos (uma das duas linhas de troleicarros que se mantém em funcionamento na cidade), ligando a Baixa ao Polo I da Universidade e aos Olivais, terá o seu trajeto prolongado entre a Estação Nova e a Avenida Emídio Navarro (zona da Portagem), acrescentou o autarca.

Os serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra possuem, atualmente, na sua frota, 12 troleicarros em funcionamento, e três miniautocarros elétricos (‘pantufinhas’), em circulação por algumas das mais estreitas ruas da zona histórica da cidade.

 

Comentar