Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Abril 7, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Efemérides – 03 de junho

Efemérides – 03 de junho
José Lagiosa

Principais acontecimentos registados no dia 03 de junho:

1621 – A Companhia Holandesa das Índias Ocidentais recebe autorização para operar na Nova Holanda, atual Estado de Nova Iorque.

1822 – É publicada a Lei dos Foros do regime Liberal português, que reduz os impostos aos morgadios.

1896 – Abre a linha de caminho de ferro da Manchúria do Norte, entre a China e a Rússia.

1906 – Nasce Josephine Baker, cantora, bailarina e filantropa, em St. Louis, EUA.

1917 – É proclamada a independência da Albânia, sob a proteção italiana.

1919 – Começa a greve dos caminhos de ferro portugueses, que durará dois meses. O Governo encerra o sindicato dos ferroviários.

1924 – Morre o escritor checo Franz Kafka, 42 anos, autor de “Processo”, “América”, “Metamorfose”.

1926 – Primeira nomeação de António de Oliveira Salazar para ministro das Finanças.

– Nasce Allen Ginsberg, o poeta da “Beat Generation”.

1935 – O paquete francês Normandie bate o recorde de velocidade na viagem inaugural, atravessando o Atlântico em quatro dias e 11 horas.

1937 – O duque de Windsor, antigo rei Eduardo VIII que abdicou do trono inglês, casa-se com a norte-americana Wallis Simpson.

1946 – Morre o político russo Mikail Kalinine, um dos líderes da revolução de 1917.

– O estilista francês Louis Reard apresenta o bikini, o novo fato de banho para mulher, batizado com o nome do atol dos testes nucleares dos EUA, no Pacífico. O primeiro desfile do novo fato de banho realizar-se-á a 05 de julho, na piscina Molitor de Paris.

1948 – Daniel F. Malan forma o governo nacionalista-afrikander da África do Sul.

1963 – Morre o papa João XXIII, promotor do Concílio Vaticano II.

1964 – 20 Prelados brasileiros assinam o manifesto contra a depuração política do governo da ditadura do general Castelo Branco.

1965 – O astronauta norte-americano Edward White, da missão Gemini IV, é o primeiro homem a permanecer no espaço, abandonando a nave durante 20 minutos.

1973 – John Dean, antigo conselheiro do presidente dos EUA, garante perante o Senado que Richard Nixon discutiu a tentativa de encobrimento do caso Watergate, na sua presença, “pelo menos 35 vezes”, até ao anterior mês de abril.

1979 – Morre o automobilista e comentador desportivo Joaquim Filipe Nogueira, vencedor dos Grandes Prémios de Madrid e Nurburgring, em Fórmula 3.

1982 – Guerra das Malvinas. Ingleses capturam Fitzroy e Bluff Cove.

1985 – Morre Joaquim Catanho de Meneses, 58 anos, fundador e dirigente histórico do PS.

1989 – Primeiro confronto direto entre os estudantes chineses do movimento pró-democracia e a polícia na Praça Tiananmen, em Pequim.

– Morre Ayatollah Ruhollah Khomeini, em Teerão.

1992 – Começa a Cimeira da Terra, no Rio de Janeiro, conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e Desenvolvimento.

1996 – A França regressa às estruturas militares da NATO.

1996 – A escritora portuguesa Teolinda Gersão vence o Grande Prémio de Romance e Novela da APE com a obra “A Casa da Cabeça de Cavalo”.

– Reforma estrutural da NATO. Passa a ser possível a realização de operações aliadas sem a participação norte-americana.

1998 – Um comboio de alta velocidade descarrila na Alemanha, provocando a morte de 120 passageiros.

1999 – O presidente da Jugoslávia Slobodan Milosevic aceita o plano de paz da ONU para o Kosovo.

– A bandeira da ONU é hasteada em Díli, capital de Timor-Leste.

2001 – Morre, em Lisboa, o editor Manuel Hermínio Monteiro, 48 anos, dirigente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, diretor da Assírio e Alvim.

– Morre o ator norte-americano Anthony Quinn, 86 anos, protagonista de “Zorba, o Grego”.

– A comédia musical “Os Produtores”, de Mel Brooks, bate o recorde de prémios Tony, ao conquistar as 12 estatuetas dos prémios norte-americanos de teatro.

2003 – A escritora portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen é distinguida com o Prémio Rainha Sofia de Poesia.

2004 – O Ministério da Educação anuncia o fecho de 803 escolas do primeiro ciclo no ano letivo de 2004-05.

2005 – O cineasta português Manoel de Oliveira é condecorado com a Legião de Honra de França.

2006 – O Montenegro proclama a independência, concluindo o processo de desmembramento da antiga Jugoslávia.

– Timor-Leste. Ramos Horta e Alcino Baris tomam posse como ministros da Defesa e do Interior, respetivamente. Xanana Gusmão apela à defesa da Constituição e anuncia um pacote de medidas de emergência, a vigorar durante 30 dias.

2007 – A portuguesa Vanessa Fernandes vence a etapa de Madrid da Taça do Mundo de triatlo.

2008 – O português José Mourinho é apresentado como novo treinador do Inter de Milão.

– É inaugurada a Casa Ronald McDonald, que tem como objetivo acolher os familiares das crianças, que se deslocam um pouco de todo o país para receber tratamento hospitalar prolongado ou ambulatório no Hospital D. Estefânia, Lisboa.

2009 – O artista plástico Júlio Pomar, 83 anos, natural de Lisboa, é distinguido, por unanimidade, com o Prémio da Latinidade “João Neves da Fontoura” 2009 da União Latina.

– Primeira greve na história do Banco Central Europeu contra os cortes nas pensões e os aumentos da idade de reforma e das contribuições para a segurança social.

– Cuba é readmitida na Organização dos Estados Americanos, terminando a suspensão imposta em 1962.

– Morre David Carradine, ator norte-americano, estrela da série televisiva dos anos 1970 “Kung Fu”, personagem que retomou em “Kill Bill” de Quentin Tarantino, 72 anos.

2010 – Morre, aos 66 anos, o escritor e jornalista João Aguiar, autor de “A Voz dos Deuses” e de “O Priorado do Cifrão”.

2011 – Iémen/Primavera Árabe: Explosão no palácio do Presidente Ali Abdullah Saleh, em Saana. Ali A Abdullah Saleh fica ferido e é hospitalizado na Arábia Saudita. Regressa em setembro e retoma o poder.

– Morre Jack Kevorkian, o “Dr. Morte”, 83 anos. Defensor da eutanásia, ajudou 130 pessoas a pôr termo à vida e esteve preso durante oito anos em consequência disso.

– Albertina Sisulu, um dos maiores ícones da luta de libertação do povo sul-africano, morre em sua casa em Joanesburgo, aos 92 anos de idade.

2012 – A luso-canadiana Alexandra Mendes é eleita presidente do Partido Liberal do Quebeque durante o congresso da força partidária que se realizou em Montreal, no Canadá.

– Um avião com 153 passageiros despenha-se em Lagos, maior cidade da Nigéria.

2015 – Morre Horst Brandstaetter, dono e diretor da empresa de brinquedos alemã Playmobil, produtora das pequenas peças plásticas adoradas pelas crianças, aos 81 anos.

===============.

Este é o centésimo quinquagésimo quinto dia do ano. Faltam 211 dias para o termo de 2016.

Pensamento do dia: “Talvez haja apenas um pecado capital: a impaciência. Pela impaciência, fomos expulsos do Paraíso; pela impaciência, não podemos voltar”. Franz Kafka (1883-1924), escritor checo.

*Lusa

 

 

Comentar