Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 20, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Franchising foi responsável por cerca 1,49% do emprego em 2015

Franchising foi responsável por cerca 1,49% do emprego em 2015
José Lagiosa

A feira ExpoFranchise, organizado pela International Faculty for Executives (IFE) e pela Infofranchising, vai realizar-se nos próximos dias 30 de junho e 01 de julho, no Centro de Congressos do Estoril.

Este é o mais importante evento de Franchising do país, com mais de 40 marcas já confirmadas e mais de 2 mil visitantes esperados.

A justificar a importância desta feira que se realiza todos os anos, o Infofranchising antecipa os primeiros resultados do Censo de Franchising 2015, que confirma que, no ano passado, as redes de Franchising foram responsáveis por 1,49% do emprego, o que corresponde a mais 67.760 postos de trabalho, revelando uma evolução positiva comparativamente a 2014.

Estes valores vêm mais uma vez demonstrar a importância das redes enquanto fontes geradora de emprego no nosso país.

Contribuindo com 2,73% do PIB nacional, o setor de franchising em Portugal teve 552 marcas a operar em 2015, 28 dos quais foram novos conceitos lançados no ano passado, contribuindo ativamente na dinâmica do modelo de negócio.

Segundo o 21º Censo do Franchising em Portugal, o setor dos Serviços continua a dominar, mas a Restauração é o setor que mais cresce em 2015.

Fazendo uma análise setorial, os Serviços mantêm-se como o setor predominante no panorama do Franchising em Portugal, correspondendo a 58,8% das marcas. Neste âmbito, o subsetor Serviços para Particulares mantém a liderança com 42,6% e os Serviços para Empresas ou Mistos são representados por 16,2% das marcas. Embora com uma ligeira descida face ao ano anterior, em 2015 mais de metade das marcas de Franchising situam-se neste setor.

Ao nível setorial, é de realçar também o crescimento de 2,8% dos conceitos de Restauração face a 2014, revelando uma evolução positiva, sendo este o setor que mais cresceu no último ano, situando-se agora nos 12% do total dos conceitos de negócio em Franchising.

Relativamente ao país de origem das marcas presentes no mercado nacional, verificamos uma continuidade face aos anos anteriores, com a liderança dos conceitos nacionais, que representam 66,9% do universo total das marcas.

Espanha continua a consolidar a sua posição enquanto o segundo país de origem das marcas presentes no nosso país com 14,9%, um crescimento de cerca de 2% face ao ano anterior.

Mais informações sobre a 21ª edição da ExpoFranchise disponíveis em www.expofranchise.pt.

 

Comentar