Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Junho 27, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Joaquim Lima sucede a Paquete de Oliveira no Conselho Geral da Universidade da Beira Interior

Joaquim Lima sucede a Paquete de Oliveira no Conselho Geral da Universidade da Beira Interior
José Lagiosa

O sociólogo Joaquim Lima foi hoje eleito presidente do Conselho Geral da Universidade da Beira Interior (UBI), sediada na Covilhã, sucedendo a Paquete de Oliveira, que morreu no dia 11.

Em comunicado, a UBI explica que, em reunião realizada hoje, os membros do Conselho Geral elegeram o antigo vice-presidente para liderar o órgão máximo da instituição, tendo o jornalista Henrique Monteiro passado para a vice-presidência.

O mandato dos atuais elementos termina no final do ano, e uma das principais tarefas que se colocam ao órgão é a preparação do próximo ato eleitoral.

Citado na nota, Joaquim Lima refere que assume funções “com grande satisfação”, devido à “expectativa depositada pelos restantes conselheiros”.

“Os principais assuntos de 2016 estão praticamente vistos, nomeadamente a aprovação do relatório e contas de 2015. Segue-se a eleição do novo Conselho Geral, um processo que vai agora mobilizar a comunidade ubiana, os professores, os investigadores e o pessoal não docente”, acrescenta.

A informação divulgada pela UBI destaca ainda que a reunião de hoje foi iniciada com um voto de pesar pela morte de José Paquete de Oliveira: “Lembramos o falecimento do Professor Paquete de Oliveira, o nosso presidente, que todos nós lamentamos. É uma perda para a UBI e para o país. Era um académico eminente e uma pessoa de muita amizade”, acrescentou o novo presidente.

Joaquim Manuel Sousa Lima, licenciado pela UBI em Sociologia, tem um trajeto ligado ao mundo empresarial, nomeadamente à indústria corticeira. É Diretor Geral da APCOR – Associação Portuguesa da Cortiça, de que é também Coordenador Geral. Dirige diversos projetos relacionados com a indústria portuguesa da cortiça e participa em vários estudos estratégicos para o setor. Teve já participações no Centro Tecnológico da Cortiça, no Centro de Novas Oportunidades e Associação Empresarial de Portugal, além da coordenação de projetos de formação profissional de diversa natureza.

Henrique Manuel Baptista da Costa Monteiro tem uma carreira ligada ao jornalismo. É desde 2011 administrador e Diretor Editorial para as Novas Plataformas do grupo Impresa Publishing. Já dirigiu o semanário Expresso e, nos últimos anos, publicou três romances.

José Manuel Paquete de Oliveira, de 79 anos, morreu dia 11 de junho, no Hospital da Luz, em Lisboa, onde se encontrava internado.

Natural do Funchal, Paquete de Oliveira era professor emérito do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, do qual se jubilara em 2006.

Doutorado em 1989, em Sociologia da Cultura e da Comunicação, através do ISCTE pela Universidade Técnica de Lisboa, entre outras funções, foi provedor do telespetador na RTP.

Atualmente, era o provedor do leitor do jornal Público e presidente do Conselho Geral da UBI.

*Lusa

Comentar