Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 20, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

PS de Castelo Branco acompanha com preocupação situação da central de Almaraz

PS de Castelo Branco acompanha com preocupação situação da central de Almaraz
José Lagiosa

O PS de Castelo Branco disse hoje que está a acompanhar “com muita preocupação” a situação da central nuclear espanhola de Almaraz e adiantou que o partido está a trabalhar para a salvaguardada da segurança das populações.

“Nos últimos anos, o PS manifestou-se, em diversas ocasiões, muito preocupado com a situação da central nuclear de Almaraz, sendo a presidente da Federação Distrital, Hortense Martins, uma das suas vozes mais ativas, reiterando as suas posições nos diversos fóruns onde intervém”, refere em comunicado a Federação Distrital de Castelo Branco do PS.

Os socialistas recordam que a central nuclear, cujo fim da licença de exploração terminou em junho de 2010, tem várias particularidades que elevam o risco do seu funcionamento, sobretudo porque é a única na Europa que utiliza uma barragem de águas públicas para refrigerar os seus condensadores.

“Tal situação já originou contaminações de metais pesados e de trítio (isótopo radioativo do hidrogénio). Tem registado, nos últimos anos, diversas anomalias técnicas nos sistemas de refrigeração e acumula, no interior das suas instalações, quantidades muito significativas de resíduos radioativos”, sustentam.

Adiantam que a central de Almaraz está instalada no vale do Tejo, a montante da área recentemente classificada pela UNESCO como Reserva da Biosfera, e realçam ainda a sua proximidade às localidades do distrito, como Idanha-a-Nova, Penamacor, Castelo Branco ou Vila Velha de Ródão.

“O PS está a trabalhar, na Assembleia da República e em permanente articulação com o Governo português, para que seja salvaguardada a segurança das populações, os valores patrimoniais e o potencial económico do vale do Rio Tejo, fortemente ameaçados pelo prolongamento do prazo de funcionamento daquela central nuclear”, lê-se no documento.

Por último, os socialistas de Castelo Branco recordam que no final de abril deste ano a Assembleia da República aprovou dois projetos de resolução, com o voto favorável dos deputados do PS, que recomendam ao Governo Português que intervenha junto do Governo espanhol para seja encerrada definitivamente a central nuclear de Almaraz

*Lusa

Comentar