Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Agosto 22, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Oito distritos com risco ‘Extremo’ de exposição à radiação ultravioleta

Oito distritos com risco ‘Extremo’ de exposição à radiação ultravioleta
José Lagiosa

Oito distritos do continente estão hoje em risco ‘Extremo’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto os restantes e as regiões dos Açores e da Madeira estão com risco ‘Muito Alto’, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA estão em nível ‘Extremo’ os distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Évora.

Os restantes distritos do continente e as regiões da Madeira e dos Açores estão em risco ‘Muito Elevado’.

Segundo o instituto, nas regiões com risco ‘Extremo’ a população deve evitar a exposição ao sol.

Nas regiões com níveis ‘Muito Alto’ recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é ‘Baixo’, 3 a 5 (‘Moderado’), 6 a 7 (‘Alto’), 8 a 10 (‘Muito Alto’) e superior a 11 (‘Extremo’).

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje tempo quente com céu geralmente limpo, vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante leste, soprando moderado (20 a 30 km/h) de sueste no Algarve até ao início da tarde e temporariamente de noroeste no litoral oeste durante a tarde.

As temperaturas deverão chegar aos 40.º em Santarém, que será o distrito mais quente do continente, aos 39.º em Évora e Beja, aos 38.º em Braga e Coimbra, aos 37.º em Castelo Branco, Portalegre, Leiria e Lisboa e aos 35.º em Faro.

Está igualmente prevista para hoje uma pequena descida da temperatura máxima na faixa costeira ocidental das regiões Centro e Sul de Portugal Continental.

Para os Açores está previsto um dia com céu muito nublado com abertas e aguaceiros fracos e temperaturas que não vão ultrapassar os 25.º (POnta Delgada e Angra do Heroísmo).

O IPMA prevê para a Madeira céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte e na ilha de Porto Santo, vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante norte e uma pequena subida da temperatura mínima. No Funchal a temperatura máxima prevista é de 27.º.

*Lusa

Comentar