Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 8, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Portugal em estágio para definir equipa no Mundial Universitário de Rugby 7s

José Lagiosa

A seleção feminina que vai representar Portugal no Campeonato do Mundo Universitário de Rugby 7s, entre 6 e 9 de julho, está em estágio, este fim de semana, antes de seguir para Swansea, no País de Gales (Reino Unido).

O selecionador nacional universitário, Luís Pissarra, chamou 15 estudantes-atletas para esta etapa de preparação que decorre no Estádio Universitário de Lisboa.

Após este estágio será elaborada a lista definitiva com 12 nomes que terão oportunidade de participar no Mundial Universitário de Rugby 7s Feminino.

Momento da assinatura do protocolo

Momento da assinatura do protocolo

Na sessão de apresentação da equipa, esta sexta-feira à noite, no Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), Luís Pissarra começou por agradecer o apoio logístico do IPL que cedeu a residência universitária para alojar a comitiva e mostrou-se igualmente honrado com o investimento feito neste projeto.

“Vai ser uma experiência riquíssima para esta equipa que tem o apoio da Federação Académica do Desporto Universitário e da Federação Portuguesa de Rugby, algo que nos deixa sensibilizados. O que temos pela frente não é um objetivo fácil mas estamos ansiosos e concerteza vamos honrar as nossas cores”, afirmou o selecionador universitário.

Luis Cassiano Neves, Presidente da Federação Portuguesa de Rugby, enalteceu a mudança de mentalidades expressa na equipa feminina agora apresentada. “Estamos a iniciar uma caminhada e estas senhoras são o nosso motivo de orgulho. Começámos a construir pontes com a Federação Académica do Desporto Universitário e estou bastante satisfeito. Nós precisamos das universidades para expandir a modalidade, provavelmente precisamos mais nós do que elas deste bom entendimento.”

Por sua vez, o Presidente da FADU – Federação Académica do Desporto Universitário, Daniel Monteiro, realçou a importância desta parceria como sendo apenas o princípio de vários projetos comuns explicando, desde logo, que o rugby está na génese do Desporto Universitário. “Pretendemos contribuir para o desenvolvimento da modalidade e temos pela frente o desafio de, em conjunto, intensificarmos ações para fomentar e aumentar o número de praticantes.”

Após os discursos de ambos os presidentes federativos foi assinado um protocolo de desenvolvimento desportivo entre a Federação Académica do Desporto Universitário e a Federação Portuguesa de Rugby.

Elmano Margato, Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa, encerrou a sessão desejando votos de boa participação à equipa nacional. “Mais do que ganhar aproveitem esta experiência e realizem-se pessoalmente. Este é o melhor período das vossas vidas. Divirtam-se!

 

Comentar