Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Abril 1, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Proença-a-Nova recebe Colóquio PRAXIS V a 29 de julho

Proença-a-Nova recebe Colóquio PRAXIS V a 29 de julho
José Lagiosa

De 29 de julho a 14 de agosto decorre o Campo Arqueológico Internacional de Proença-a-Nova (CAIPN), no âmbito do qual uma equipa de arqueólogos e estudantes de arqueologia vão realizar trabalhos em dois sítios distintos: no Recinto Muralhado de Chão do Galego e nas Antas/Mamoas das Moitas.

No primeiro, o objetivo é perceber que tipo de construção monumental é aquela, ‘situada no ponto mais elevado da Serra das Talhadas, conhecida popularmente como Estrada dos Mouros. Formada por duas muralhas com cerca de 400 m de comprimento que, em associação com duas cristas quartzíticas paralelas, fecham um espaço com cerca de 20 hectares de superfície. Atendendo à sua posição e características estruturais admite-se que corresponda ao início do 1º milénio a.C. (final da Idade do Bronze). Uma das hipóteses avançadas para a sua função é a de ter sido um povoado refúgio durante período de instabilidade e conflitualidade à escala regional consequente ao estabelecimento de feitorias fenícias nas costas da Península Ibérica’.

No segundo, é dada continuidade ao estudo das sepulturas megalíticas na zona onde se encontrou a maior mamoa, até agora identificada, no distrito de Castelo Branco, com cerca de 40 metros de diâmetro.

Qualquer destes monumentos poderá ter mais de 5000 anos de existência no território.

Todos os anos, os participantes no CAIPN têm a oportunidade de, para além do trabalho de campo, participar nas avaliações e discussões dos pares, bem como na conferência temática e em visitas a outros pontos de interesse, não só no concelho mas também na região.

Este ano, Proença-a-Nova acolhe a realização do colóquio Praxis V dedicado ao tema “Patrimónios da Terra e do Homem: Linhas de Valorização e Desenvolvimento Sustentável na Beira-Baixa”, organizado pelo Instituto Politécnico de Tomar, em parceria com o município de Proença-a-Nova e a Associação de Estudos do Alto Tejo.

Com a presença de um painel de convidados de excelência (ver programa em: http://www.ipt.pt/praxisV/?pagina=programa) os temas irão versar essencialmente sobre: “Enquadramento Geral e programas na comunidade intermunicipal da Beira Baixa” (painel 1) e “Projetos e infraestruturas na CIMBB” (painel 2). A perspetiva do turismo ligado ao património será sempre um tema em discussão paralela sendo aquele um motor de desenvolvimento por excelência de um qualquer território.

A participação neste colóquio é gratuita, mas de inscrição obrigatória, devendo ser oficializada pelo email: [email protected], ou diretamente na página do colóquio disponível em: www.ipt.pt/praxisV, até 26 de julho.

 

 

 

 

Comentar