Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Julho 12, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Unanimidade para proposta do BE de requalificação da EN238 em Ferreira do Zêzere

Unanimidade para proposta do BE de requalificação da EN238 em Ferreira do Zêzere
José Lagiosa

A Assembleia da República aprovou por unanimidade um Projeto de Resolução do BE que define como prioritária a intervenção de requalificação da Estrada Nacional (EN) 238, que liga Ferreira do Zêzere a Sertã, anunciou hoje aquele partido.

Em comunicado, assinado pelos deputados Carlos Matias e Heitor de Sousa, pode ler-se que a recomendação ao Governo para a requalificação da EN 238, entre Ferreira do Zêzere e Cernache do Bonjardim, na Sertã, assenta na “falta de segurança e de condições de circulação” na via, assim como no “abandono e no não investimento em infraestruturas básicas situadas em zonas interiores do país, como é o caso deste troço da EN 238, que impedem o desenvolvimento sustentável de economias baseadas em recursos locais. Frequentemente, os únicos que aí poderão assegurar desenvolvimento”, sublinham.

O BE afirma que, “para estas populações, são fundamentais a conservação e melhoria das acessibilidades”, tendo lembrado que, em 2014, o troço entre Cernache do Bonjardim e Ferreira do Zêzere foi afetado pelo desmoronamento de uma barreira, interrompendo a circulação rodoviária durante cerca de dois meses.

“Os estragos e a consequente interrupção da via causaram um enorme transtorno aos seus utilizadores, com particular incidência no comércio e nas pequenas e médias empresas locais. As obras de reparação permitiram a reabertura do referido troço. Porém, a via continuou a não beneficiar de quaisquer alterações estruturais. O perigo de novos desmoronamentos de barreiras mantém-se. A degradação de muros que, nalguns pontos, suportam a estrada, acentua-se. E mantém-se o mau estado de conservação do pavimento, num percurso repleto de curvas muito apertadas e muito perigosas”, sustentam.

“Todos estes fatores constituem um perigo eminente para as pessoas e viaturas, além do prejuízo para a dinâmica económica da região, destacou ainda o BE, tendo também referido que a importância da EN238 tem sido “reiteradamente sublinhada pelos autarcas” da região.

“Estes afirmam tratar-se de uma via de crucial importância para os seus municípios, pelo que se impõe a sua conversão numa ligação interna de qualidade, proporcionando poupanças nas vias portajadas à volta da região e assegurando ligação direta entre populações vizinhas. As populações, essas, reconhecem, sem hesitação, ser esta estrada fundamental para o comércio local, para o turismo e para minorar as desvantagens da interioridade”, concluem os bloquistas, tendo o Projeto de Resolução que define a prioridade destas obras sido aprovado por unanimidade pela AR como recomendação ao Governo.

*Lusa

Comentar