Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Outubro 20, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

A requalificação em Proença-a-Nova como aposta no desenvolvimento

José Lagiosa

As obras de requalificação do Largo da Devesa e espaço urbano envolvente, na vila de Sobreira Formosa, foram inauguradas no passado sábado, 20 de agosto, pelo coordenador-adjunto da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, João Paulo Catarino, que destacou o exemplo dado pela autarquia ao requalificar o espaço público.

“Quando a Câmara investe no espaço público é também na perspetiva de que os munícipes invistam no edificado privado”, afirmou.

Profundo conhecedor da realidade do concelho, o coordenador-adjunto considera fundamental a iniciativa privada na reabilitação urbana tendo em conta a necessidade de tipologias T0 e T1 no mercado de arrendamento do concelho, “fruto do trabalho que o Município tem feito na angariação de postos de trabalho e na captação de emprego”, acrescentou João Paulo Catarino.

João Lobo reforçou que a prioridade de investimento da Câmara continua a ser na captação de emprego para fixar a população, não descurando outros sectores-chave como o turismo. “Começamos a construir uma rede de oferta consolidada que inclui os passeios pedestres, os percursos de BTT, as praias fluviais, a Escola de Escalada, o Centro Ciência Viva da Floresta e os espaços museológicos. O turismo de natureza é uma das potencialidades do concelho e da região, sendo portanto necessário ter capacidade de apresentar propostas diferenciadoras. É com esta diversidade de oferta, aliada aos investimentos de alojamento local existentes e que estão a aumentar, que pretendemos que mais turistas venham até nós pois temos um território rico para ser desfrutado”.

 

Homenagem ao Cónego José Esteves

A obra de requalificação agora inaugurada representou um investimento de 700 mil euros e foi uma das promessas eleitorais da equipa liderada por João Paulo Catarino aquando nas funções de presidente da Câmara de Proença-a-Nova.

João Paulo Catarino presente na inauguração

João Paulo Catarino presente na inauguração

O ex-autarca recordou que o executivo aguardou uma janela de oportunidade para financiamento num quadro comunitário mas, não tendo surgido, avançou com o projeto de reabilitação totalmente financiado pela autarquia. “Estamos a falar de uma obra de 700 mil euros que é um esforço enorme para um Município como Proença-a-Nova. Mas não quisemos deixar de a fazer porque sabíamos do compromisso que tínhamos e que queríamos honrar com os sobreirenses”, destacou João Paulo Catarino.

O Largo da Devesa passa a incluir a Praça Cónego José Esteves, assim batizada como forma de homenagear o homem que foi pároco da Sobreira Formosa.

“Ao longo dos 36 anos ao serviço da paróquia de Sobreira Formosa, foi um dos atores principais no desenvolvimento da freguesia em várias vertentes, ultrapassando muito para lá o serviço de sacerdote. Não sendo natural da Sobreira Formosa, o Cónego José Esteves tornou-se sobreirense. Também me educou na pessoa que sou hoje, nos valores em que acredito e faço questão de praticar enquanto cidadão. O padre José Esteves faz parte da motivação do universo daqueles da minha geração que foram criando capacidades diversas na afirmação da nossa terra”, considera João Lobo.

Presentes na homenagem estiveram igualmente os presidentes de Câmara do Sardoal, António Miguel Borges, e de Oleiros, Fernando Marques Jorge, tendo em conta que José Esteves nasceu em Valhascos, no Sardoal e foi pároco de Isna de Oleiros quase tantos anos como em Sobreira Formosa. Os autarcas ajudaram a descerrar o medalhão com o rosto do cónego e uma pequena síntese biográfica, em conjunto com o atual Pároco da vila, Padre Luís Manuel, que abençoou o espaço que agora será desfrutado pela população tornando-se um polo de partilha e atração para os residentes e para os que visitam o concelho.

Comentar